Relvado do GDR de Águas de Moura foi palco inesperado para processo de consulta e mobilização, lançado pelo Papa

Águas de Moura, 17 fev 2022 (Ecclesia) – O padre Geraldo Kalemesa orientou esta quarta-feira a primeira parte do treino do Grupo Desportivo e Recreativo de Águas de Moura, apresentando a “tática” do Sínodo 2021-2023, lançado pelo Papa Francisco.

“Sabemos que quem criou a relva e está lá no céu, tem um plano de felicidade e de vida em plenitude para cada um de nós”, afirmou o sacerdote da Diocese de Setúbal, diante dos jogadores, a quem transmitiu a intenção do processo de consulta e mobilização das comunidades católicas que se iniciou no último mês de outubro.

A Igreja de São Pedro da Marateca fica ao lado do Campo do Olival, a casa do GDR de Águas de Moura, pelo que a equipa paroquial coordenadora do Sínodo entendeu que a dinâmica tinha de passar por ali.

“Os jogadores são muito unidos e quisemos trabalhar com eles também esta unidade com a Igreja”, refere Nélia Calado, coordenadora local, em declarações à Agência ECCLESIA.

O padre Geraldo Kalemesa, pároco de S. Pedro da Marateca, entrou em campo a lembrar aos jogadores gestos típicos do futebol como o tocar a relva e benzer-se.

Para o sacerdote, é importante que ver este Sínodo “acontecer também fora das paredes do templo e ir ao encontro daqueles que são as forças vivas da comunidade”.

“Daí esta passagem pelo clube de futebol, mas também pelos bombeiros, Junta de Freguesia e até pelos comerciantes locais”, acrescenta.

Na véspera do jogo frente ao Alfarim, Diogo Lopes disse que esta “foi uma experiência enriquecedora”, sem impactos negativos no treino.

“Hoje por vezes não se valoriza muito a ação da Igreja e fazemos uso dela sem a conhecer verdadeiramente”, aponta.

Este jogador do GDR de Águas de Moura reconhece a importância de um momento diferente na rotina dos treinos: “Serviu para refletirmos acerca daquilo que também nos move como jogadores, que é a esperança e a fé. Sem elas não vivemos nem corremos atrás dos objetivos e a vida perde sentido”.

Gonçalo Cruz, treinador principal da equipa, sublinha a importância da iniciativa e o efeito que produz num plantel “jovem e ambicioso”.

“Esta abertura da Igreja, em vir até nós, foi muito interessante, foi uma surpresa para os nossos atletas, mas a sua reação também revela o espírito de abertura e vontade de colaborar que temos aqui no nosso clube”, indica.

No final, ao agradecer a abertura GDR de Águas de Moura, o padre Geraldo Kalemesa reafirmou a vontade de mais iniciativas que juntem a paróquia e o grupo desportivo.

A assembleia sinodal convocada pelo Papa Francisco, com o tema ‘Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão’, vai estar em destaque, este domingo, no Programa ECCLESIA, na Antena 1 da rádio pública, pelas 06h07, e no ‘70X7’, na RTP2, a partir das 17h30.

HM/OC

Sínodo 2023: «É o mundo inteiro a ser notícia e a fazer caminho» – Leopoldina Reis Simões

Partilhar:
Share