Setúbal: D. Américo Aguiar agradece «fidelidade quotidiana» dos sacerdotes

Bispo diocesano assinala Domingo do Bom Pastor

Foto: Diocese de Setúbal

Setúbal, 26 abr 2026 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal, cardeal Américo Aguiar, agradeceu hoje aos sacerdotes da diocese pela sua “fidelidade quotidiana” e proximidade aos mais frágeis, numa mensagem publicada hoje, Domingo do Bom Pastor.

“Obrigado pela vossa fidelidade quotidiana, muitas vezes vivida no silêncio e na discrição”, refere o bispo sadino, destacando a importância da entrega dos padres às comunidades e o valor do testemunho vivido com “escuta verdadeira”.

A mensagem assinala também o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, sublinhando a necessidade de criar comunidades onde os jovens encontrem acolhimento e encorajamento.

“Obrigado pela proximidade às pessoas, sobretudo aos mais frágeis, aos doentes, aos que sofrem e aos que procuram sentido para a sua vida”, pode ler-se.

D. Américo Aguiar recordou o ensinamento do Papa Leão XIV, reforçando que a relação pessoal com Cristo é a fonte da alegria e da força necessária para o serviço pastoral.

“Cuidai também de vós. Cuidai da vossa vida espiritual, da vossa fraternidade presbiteral, da vossa saúde humana. Precisamos uns dos outros. Não caminhemos sozinhos”, apelou

O bispo diocesano concluiu a nota reafirmando a sua disponibilidade e gratidão para com todos os sacerdotes da Igreja de Setúbal: “Contai comigo. Eu conto convosco.”

Ainda hoje, na conclusão da Visita Pastoral à Paróquia da Cova da Piedade, em Almada, a Diocese de Setúbal divulgou uma mensagem do cardeal D. Américo Aguiar, que enalteceu a ação do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro.

“Através deste serviço concreto, a comunidade torna visível o rosto da caridade cristã, cuidando dos mais frágeis, acompanhando famílias e respondendo com generosidade às necessidades do território”, indica.

A visita ficou marcada pela inauguração de uma resposta social especificamente desenhada para apoiar os sacerdotes na reforma ou em situação de vulnerabilidade, “um sinal de cuidado, de gratidão e de responsabilidade para com aqueles que deram a sua vida ao serviço da Igreja.”

OC

Partilhar:
Scroll to Top