Semana Santa: Passionistas colocam em diálogo estética e fé

Esta noite, em Santa Maria da Feira realiza-se uma Via-Sacra encenada com dança

Santa Maria da Feira, Aveiro, 31 mar 2012 (Ecclesia) – A juventude Passionista promove hoje uma Via-Sacra em dança, num ambiente que proporciona “acompanhar Jesus até ao Calvário, através dos gestos e dos sentimentos”, no Cine-teatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira.

Em declarações à Agência ECCLESIA o diácono César Costa, da congregação dos Passionistas, revela que todas “as estações são encenadas com dança, uma forma de juntar a cultura, beleza, religião e fé”.

Uma forma de “colocar em diálogo” as expressões da “verdade, beleza e arte”, proporcionando “a crentes e não crentes que se coloquem no caminho do calvário”, referiu o missionário

Ao longo da Quaresma e Semana Santa, os Passionistas – uma congregação religiosa fundada por São Paulo da Cruz, em 1720 – promovem, juntamente com outras entidades de Santa Maria da Feira (localidade do distrito de Aveiro, mas da diocese do Porto) celebrações e iniciativas “centradas na paixão de Cristo”, sublinhou.

Presente em 59 países e nos 5 continentes, os Passionistas continuam a anunciar a Paixão de Jesus como “o remédio mais eficaz contra os males do mundo” (S. Paulo da Cruz) e consideram que é possível conciliar “a oração e a estética”

Para o diácono César Costa, a nova evangelização passa por “estes caminhos”, no entanto alerta que não se pode “ficar somente pela fachada e pela aparência nestes momentos centrais para os cristãos”.

A Semana Santa em Santa Maria da Feira, criada em 1997, por iniciativa do Grupo Gólgota, em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia da cidade e apoiada pelo Município, assim como por outras forças vivas, civis ou religiosas, é já uma tradição arraigada que procura congregar vários eventos, que valorizam o rico património espiritual e cultural que envolve este ponto culminante do ano litúrgico cristão, onde se celebra o Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Esta sexta-feira realizou-se a Procissão dos Lírios ou do Encontro, este ano na sua 6º edição que valorizou “o encontro, a imagem, a luz e a reconquista da beleza original, situando-nos assim no caminho do Calvário”, sublinhou.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top