Semana dos Seminários: Bispo de Viseu deseja retomar a experiência de um ano propedêutico no seminário diocesano

D. António Luciano propõe um tempo de «formação, discernimento e transição».

Foto: Agência ECCLESIA/CB

Viseu, 05 nov 2020 (Ecclesia) – O bispo de Viseu afirma na mensagem para a Semana dos Seminários que tem “um sonho” de criar no seminário diocesano uma proposta de “formação, discernimento e transição” para adolescentes e jovens.

“Precisamos de acompanhar mais e melhor os que frequentam o Seminário em Família, os que estão em caminhada no Pré-Seminário e outros, pois eu tenho um sonho de que surja  um grupo de adolescentes e jovens que possam fazer um caminho de formação, discernimento e transição no Seminário de Viseu, também como experiência de um ano de Propedêutico”, afirmou D. António Luciano.

Os seminaristas da Diocese de Viseu frequentam o Seminário Interdiocesano de São José, em Braga, que acolhe candidatos ao sacerdócio das dioceses de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu.

Para D. António Luciano, é importante que os adolescentes e jovens possam fazer no “Seminário de Viseu, uma etapa de descoberta vocacional, de acompanhamento de formação, de discernimento a caminho do sacerdócio”.

Na mensagem para a Semana dos Seminários, que está a decorrer, o bispo de Viseu apela à colaboração de todas os agentes da pastoral da diocese a ajudar os adolescentes e jovens “a fazer o autêntico discernimento vocacional  para depois seguirem com alegria o Senhor”.

“Esperança é o sentimento que pode crescer em nós com a celebração desta Semana. O Seminário deve estar dentro de nós pela oração, acolhimento no coração e com a partilha material do nosso pão para ajudar na formação os futuros sacerdotes”, afirmou.

Ma mensagem publicada na página da internet da Diocese de Viseu, D. António Luciano pede que, nas Missas do dia 8 de novembro, no encerramento da Semana dos Seminários, cada batizado “proponha a um jovem o desafio da vocação sacerdotal”, sejam criadas “bolsas de estudo” para ajudar na formação dos seminaristas e seja criada uma “verdadeira cultura vocacional.

“Deitemos mãos à obra na renovação da Pastoral Vocacional e no Pré-Seminário”, apelou o bispo de Viseu.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top