Secularismo: teoria e prática em diálogo

O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra realiza a 19 e 20 de Novembro o curso “Secularismo: Teoria e Prática do Diálogo”.

«O secularismo é um dos alicerces da autoimagem ideológica da Europa», pelo que a sua noção serve «vários objectivos politicamente relevantes», sublinha o texto de apresentação da iniciativa.

Esta tendência «marca o momento da história europeia em que a Igreja e o Estado se separam institucionalmente; assinala o constante declínio das crenças individuais, o que é, supostamente, um sinal de uma modernização bem sucedida; e descreve o processo de diferenciação que permite a multiplicidade de esferas sociais com os respectivos padrões locais de legitimidade».

O curso apresenta um panorama destas questões, combinando disciplinas que têm o secularismo como objecto de investigação: Teologia, Filosofia, Antropologia e Sociologia. 

“Secularização e razão no pensamento do Papa Ratzinger”, “Igreja e Estado: casamentos de conveniência e separações litigiosas”, “Como modificar a estrutura básica?”, “Como podem a neutralidade liberal e o perfeccionismo ser ideais convergentes?”, “Entre Deuses e Césares. Secularização, Laicidade e Religião Civil”, “Europa, Islão, Secularismo: Histórias com Fantasmas” e “Ritos religiosos e ritos seculares” constituem as conferências e debates previstos no programa.

AbdoolKarim Vakil, Angelo Cardita, Clemens Zobel, João Cardoso Rosas, Mathias Thaler, Roberto Merrill, Silas Oliveira e Teresa Toldy são os oradores convidados.

Esta formação avançada prevê igualmente uma mesa redonda com Fernando Catroga (FLUC) sobre o tema de uma das suas mais recentes obras – o secularismo e a república.

SNPC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top