Secretariados nacionais europeus do Apostolado da Oração reuniram na Polónia

O Encontro Anual dos Secretariados Nacionais do Apostolado da Oração teve lugar, entre os dias 24 e 27 de Setembro, na Polónia, nas cidades de Cracóvia e Czestochowa. Participaram no Encontro delegados do A. O. dos seguintes países: Áustria, Croácia, Espanha, França, Grécia, Inglaterra, Irlanda, Itália, Malta, Polónia, Portugal, Síria e Suécia.

O encontro, subordinado ao tema «Juventude europeia e cultura actual: o que dizer desde o Apostolado da Oração e Movimento Eucarístico Juvenil», foi presidido pelo P. Cláudio Barriga, S.J., delegado do P. Adolfo Nicolás, Director Internacional do A. O. e Superior Geral da Companhia de Jesus.

A Igreja e os jovens

A reflexão foi orientada pelo P. Józef Augustyn, S.J. Da relação entre a Igreja e os jovens, salientou, por um lado, o envelhecimento das sociedades, da Igreja e também dos sacerdotes e, por outro, a necessidade de a Igreja e os sacerdotes encontrarem modos de comunicar com os jovens, permitindo um encontro mais fácil entre Jesus e o Evangelho e os jovens imersos na cultura contemporânea.

A propósito, o P. Augustyn salientou algumas dimensões necessárias na pastoral juvenil: clareza moral por parte da Igreja; honestidade com os jovens; disponibilidade para o encontro e para o diálogo, pois os jovens aparecem quando necessitam e não segundo horários pré-definidos; criatividade, pois não há padrões definidos no trabalho com os jovens… Todo este trabalho há-de ter como objectivo final suscitar no jovem o desejo do encontro com Deus, e as atitudes do louvor e da adoração.

Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ) e Apostolado da Oração

O Movimento Eucarístico Juvenil, idealmente, é o sucessor da antiga «Cruzada Eucarística», como secção infantil e juvenil do A. O. Em alguns países, assim aconteceu, de facto. Noutros, sente-se a necessidade de lançar as bases deste Movimento, cuja espiritualidade, centrada na Eucaristia, pode ser de muito proveito para o crescimento cristão das crianças e dos jovens. O facto de, actualmente, o trabalho pastoral com crianças e jovens, muito exigente e com pedagogias próprias, já estar preenchido por diversos movimentos apostólicos, constitui, por vezes, uma dificuldade à implantação do MEJ, como movimento organizado. Tal não deve impedir, porém, o A. O. de propor esta forma de espiritualidade às crianças e aos jovens, mesmo se inseridos em movimentos pastorais específicos, sobretudo porque dinamiza a vivência da dimensão eucarística, do oferecimento diário e da união com a Igreja, características essenciais do Apostolado da Oração.

Presente e futuro do A. O.

O Apostolado da Oração é um espelho da situação eclesial dos vários países representados no Encontro. Como referência comum, surge o desejo de levar por diante este serviço eclesial, aprofundando aquilo que lhe é específico: a simplicidade da proposta espiritual, a sua universalidade, a união a Deus pelo oferecimento diário da vida, a centralidade da Eucaristia, a oração contínua em comunhão com a Igreja universal, segundo as Intenções que o Santo Padre propõe cada mês à oração dos membros do A. O. e a todos os cristãos.

Estas características, que todos os participantes no Encontro consideram dever manter-se como núcleo da proposta do Apostolado da Oração, são hoje apresentadas de modos muito diversos, adequados às características de cada país e da respectiva comunidade eclesial: o uso da Internet é uma realidade em grande desenvolvimento; o contacto com as paróquias continua a ser o caminho mais comum; a atenção às famílias, sobretudo às famílias jovens ou com filhos pequenos, proporcionando-lhes materiais simples e específicos para introduzir os filhos na oração diária, é uma urgência cada vez mais sentida; a necessidade de ir ao encontro dos cristãos que não se enquadram em nenhuma estrutura espiritual específica é uma exigência…

Sendo este serviço eclesial confiado pelo Santo Padre à Companhia de Jesus, a generalidade dos participantes no Encontro salientou ainda a necessidade de tornar o A. O. mais conhecido por todos os Jesuítas e de levar a Companhia a assumir plenamente este serviço eclesial como parte integrante da sua missão.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top