Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja online

http://www.bensculturais.com/

Esta semana a sugestão de navegação passa por uma visita ao sítio do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Este secretariado “é um órgão executivo da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais da Igreja e Comunicações Sociais, que integra, entre as suas competências, o estudo, coordenação e execução de actividades, sob a orientação da referida Comissão Episcopal ou dos Bispos encarregues do sector, assim como a canalização das informações e sugestões que possam interessar aos mesmos”.

Na página inicial, além do habitual menu, temos os destaques com os próximos eventos que se relacionem com os bens culturais da Igreja. Na opção secretariado nacional, ficamos a conhecer quem são as pessoas que compõem este serviço e ainda um pouco do seu historial. No item conselho nacional, temos ao nosso dispor os membros da comissão permanente, quem são os delegados e as instituições que compõem este conselho e ainda acedemos aos programas, documentos finais e galerias de imagens de todos os conselhos nacionais realizados até à data. A newsletter, é uma “publicação online com periodicidade regular … que tem por objectivo difundir as múltiplas iniciativas que, um pouco por todo o País, se têm vindo a diversificar nesse contexto. Plataforma de divulgação que tem por base uma selecção de notícias produzidas ao nível dos órgãos de comunicação diocesana, pretende fazer chegar a um público alargado aquilo que de mais representativo se faz em Portugal, em matéria de Bens Culturais da Igreja. Contemplando os diversos domínios de actuação do sector, funciona assim como um observatório de actividades nesse âmbito”. Em notícias, dispomos de todas as notícias relativas ao tema, desde exposições, conferências, concertos, publicações, projectos, tudo isto devidamente catalogado e de fácil acesso. Caso pretenda saber mais acerca dos projectos, basta clicar na opção com o mesmo nome, aí pode obter mais informações sobre os arquivos, as bibliotecas e as rotas das catedrais.

Apesar de algumas rubricas ainda não estarem terminadas, chamo a vossa atenção para este espaço virtual que é certamente o ponto de encontro de todos aqueles que se interessam sobre os bens culturais da Igreja, a não perder portanto.

 

CLASSIFICAÇÃO (0-5): 4 estrelas (****)

A MANTER: Diversidade e qualidade de conteúdos; disposição e apresentação dos conteúdos;

A MUDAR: conclusão das rubricas em falta; necessidade de conteúdos multimédia;

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top