Santuário de Fátima recorre à Arte para falar do Natal

Durante esta quadra festiva, a igreja da Santíssima Trindade tem à disposição de todos os visitantes um novo presépio de pedra

O significado e a importância do Natal também podem ser compreendidos através da Arte. Foi com esta convicção que a escultora Clara Menéres aceitou o desafio do Santuário de Fátima de criar uma representação do presépio que mostrasse a todos os visitantes o verdadeiro significado do Natal.

O resultado pode agora ser visto na igreja da Santíssima Trindade, em Fátima – José, Maria e Jesus estão representados numa escultura de pedra imponente, com 5 metros de altura e 4,6 de largura.

Segundo Clara Menéres, em entrevista ao programa da Igreja Católica na Antena 1, “trata-se de uma representação clássica, onde a Virgem Maria aparece de joelhos perante o Menino, num estado de adoração, e São José está colocado por trás das duas figuras, numa atitude protectora”.

A envolver toda a obra vai estar um enorme painel luminoso, que tem como objectivo “durante o ciclo do Natal, chamar a atenção para o facto de os cristãos considerarem Cristo como a luz do mundo», explica a Sala de imprensa do Santuário de Fátima.    

Desde o século XVI que o presépio tem vindo a ganhar uma expressão de religiosidade popular, dentro da Igreja Católica. Após a realização do Concílio de Trento, em 1563, as representações da Natividade de Cristo deixaram de ser exclusivas das igrejas, propagando-se progressivamente pelas casas de todos os cristãos.

[[a,d,1691,]]Clara Menéres reconhece que “o tema da Natividade é muito querido para as pessoas, porque é a introdução do sagrado numa determinada altura do ano que tem muito a ver com a família”.

Para além deste presépio em pedra, encomendado pelo Santuário de Fátima há um ano, a artista destaca os muitos outros pedidos que lhe chegam, “porque as pessoas gostam de recordar o nascimento de Cristo e de lhe reservar um lugar especial, nas suas casas”.

Esta ligação entre a arte e o sagrado, capaz de despertar tanta devoção popular, só é possível “se uma obra de arte atingir a profundidade do ser humano, aquilo que lhe é mais sagrado” defende a escultora.

Daí que, ao realizar o presépio para a Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, uma obra marcadamente religiosa, Clara Menéres tenha tido como preocupação adequar o seu trabalho ao espaço que iria ocupar.

“A arte sacra ou litúrgica tem uma função integrada num culto, tem que transmitir um entendimento desse mesmo culto” sublinha a artista, para quem, quando se fala de religião, a arte deve “criar beleza e ser uma hipótese de diálogo para que quem vê possa aumentar a sua fé”.

Clara Menéres, que trabalha actualmente no concelho de Mafra, conta com larga experiência no campo da arte sacra. No que diz respeito à sua colaboração com o Santuário de Fátima, destaque para o arranjo artístico realizado ao túmulo da Beata Jacinta Marto, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no ano 2000.

O programa ECCLESIA (RTP2, 18h00) apresenta no próximo dia 21, Terça-feira, o processo de construção e instalação do presépio da igreja da Santíssima Trindade.

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