A «forma como pregava era crítica e assertiva» – José Carlos Carvalho

Porto, 08 jun 2020 (Ecclesia) – José Carlos Carvalho, docente da Faculdade de Teologia do Porto, defendeu a divulgação dos sermões de Santo António de Lisboa, sublinhando que a forma “crítica e assertiva” como pregava continua atual. 

“Santo António criticava alguma práticas da Igreja no seu próprio tempo, denunciando as injustiças, a sua pregação era para dar a conhecer a Palavra de Deus e ajudar a compreendê-la mas ajudar a vivê-la, aplicada à vida dos seus ouvintes, tem de se se ter em conta que, naquele tempo, grande parte da população era analfabeta”, explica, em declarações à Agência ECCLESIA.

José Carlos Carvalho participou do painel “A força da Palavra”, da iniciativa “Diálogos com António” e aponta que Santo António não era “um pregador diletante” mas traz a novidade da aplicação da Palavra à vida.

A interpretação muito espiritual da Palavra, por vezes moralista, mostra que a sua palavra continua atual e que continua hoje a incidir na nossa vida no início do século XXI”.

O docente defende que se “conhece mais a figura do que os ensinamentos”, e que será interessante conhecer como o único doutor da Igreja português fazia a interpretação da escritura, “o que prega  e como prega”.

“Como ele lê o mundo e interpreta, ver-se a atualidade dessa palavra, a força que encontrou na palavra bíblica, que foi inspiradora e que o levou a anunciá-la e ler o sinais do seu tempo”, destaca. 

O docente da Faculdade de Teologia do Porto refere ainda que o santo português teve acesso a uma das “maiores bibliotecas da época”, em Coimbra, e os seus textos mostram a “bagagem cultural que lhe permitiu dialogar e conhecer a própria História”.

“Ele que viveu num período em que a Igreja encontra algumas dificuldades, percebe que é nesse contexto que encontra a força da Palavra para formar a fraternidade, que o inspira e lhe dá força para anunciar e para o seu testemunho de vida”, explica.

A entrevista sobre “A força da Palavra” pode ser escutada no programa de rádio Ecclesia, na Antena 1, esta segunda-feira, pelas 22h45, ficando depois disponível online.

SN

Santo António: Ano sem arraiais nem marchas é desafio para conhecer melhor religioso franciscano, doutor da Igreja

Partilhar:
Share