Diocese lança campanha «E o povo viu uma Grande Luz», com vídeos e proposta de elaboração de um vitral-presépio
Santarém, 17 nov 2020 (Ecclesia) – A Diocese de Santarém acaba de lançar uma caminhada de Natal em família, com o tema ‘E o povo viu uma Grande Luz’, que convida as comunidades a preparar-se para o nascimento de Jesus.
“Vivemos em tempos únicos, mas a nossa fé nunca é abalada”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA pelos responsáveis católicos.
A atividade começa no domingo de Cristo Rei (22 de novembro) com o testemunho da família Costa e prolonga-se até à celebração do Batismo do Senhor (10 de janeiro de 2021) com o depoimento da família Mateiro.
“Neste tempo de pandemia em que nos encontramos, emergiu a família como valor fundamental para a defesa das pessoas e da sociedade. Surgiu como ‘sinal dos tempos’, isto é, um sinal que nos ajuda a ver a presença de Deus na sociedade humana”, escreve D. José Traquina, bispo de Santarém, na introdução ao guião da campanha.
O documento apresenta propostas de oração e passagens da Bíblia, para reflexão em família.
“Deus não desistiu de renovar a sua Bênção na vida daqueles que consagraram as suas vidas, celebrando o sacramento do Matrimónio. E não deixará sem Bênção todos aqueles que se disponibilizam de boa vontade para o encontro com a Luz e a deixarem brilhar nas suas vidas. Em todas as famílias, que as trevas sejam vencidas pela Luz que é dom de Deus”, refere o bispo de Santarém.
Ao longo deste período ligado ao Natal, as famílias escolhidas dão o seu testemunho de fé através de uma mensagem de vídeo que pode ser visualizada no site http://grandeluz.com/videos.
O guião preparatório para o Natal propõe também a construção de um vitral centrada em três verbos: cortar, colar e montar.
As propostas são apresentadas como uma forma de preparar o Natal em família, neste período com limites às atividades presenciais, por causa da pandemia.
LFS/OC