Santarém, 20 ago 2020 (Ecclesia) – A Diocese de Santarém informa que faleceu o padre Mário Farinha Duarte, pároco de Tomar, esta quarta-feira, e o bispo D. José Traquina vai presidir à missa exequial, às 15h00, desta sexta-feira, na igreja paroquial de Santa Maria de Tomar.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Diocese de Santarém apresenta “as condolências aos familiares próximos, mãe e irmãos”, e “dá graças ao Senhor pelo largo testemunho e dedicado serviço” do padre Mário Farinha Duarte nas diversas comunidades paroquiais da Vigararia de Tomar, onde exerceu o seu ministério em equipa com outros sacerdotes.

O presbítero que faleceu na noite desta quarta-feira encontrava-se no Centro Hospitalar do Médio Tejo – Hospital Dr. Manoel Constâncio, Abrantes, vítima das consequências da pancreatite que sofreu no dia 16 de julho.

Segundo a diocese escalabitana, esta sexta-feira, 21 de agosto, vai celebrar-se uma missa de corpo presente, pelas 11H00, na igreja paroquial de Santa Maria de Tomar, da parte da tarde, o bispo diocesano D. José Traquina vai presidir à missa exequial, a partir das 15h00, e depois o funeral “seguirá para a Sertã onde será sepultado, após a celebração das 18h00 na igreja matriz”.

Natural da Sertã, nasceu a 3 de maio de 1960, o padre Mário Farinha Duarte foi ordenado presbítero a 21 de julho de 1990, por D. Augusto César, bispo de Portalegre e Castelo Branco para o serviço do Instituto dos Missionários da Consolata.

O padre Mário Farinha Duarte, que celebrou este ano 30 anos de ministério sacerdotal, esteve em missão na África do Sul, entre 1990 e 1992, e há cerca de 25 anos foi enviado como pároco nas freguesias de Casais, Alviobeira e Casais, em setembro de 2010 tomou posse como pároco de Tomar, sendo o responsável pela vigararia.

A Diocese de Santarém recorda também que o sacerdote iniciou a colaboração com esta Igreja local, no dia 16 de julho de 1995, e foi incardinado na diocese em 1998.

CB

Partilhar:
Share