Santarém, 04 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Santarém informa que faleceu o padre João Forjaz do Monte e Freitas, dia 3 de outubro, hoje é celebrada uma missa de corpo presente, às 19H30, a igreja paroquial de Asseiceira, e as exéquias este sábado.

Na informação publicada online, a Diocese de Santarém informa que o seu bispo, D. José Traquina, vai presidir à missa de corpo presente, às 16h30, deste sábado, 5 de outubro, na igreja paroquial de Asseiceira, Concelho de Tomar.

Depois, o padre João Forjaz do Monte e Freitas é sepultado no cemitério local, “como era a sua vontade”.

Ordenado presbítero a 15 de agosto de 1966, por D. Manuel Gonçalves Cerejeira, para o serviço do Patriarcado de Lisboa, depois incardinou-se na Diocese de Santarém quando esta foi criada.

A 20 de janeiro de 1967, o padre João Forjaz do Monte e Freitas foi nomeado secretário de D. António de Campos, bispo auxiliar de Lisboa e vigário geral para Santarém.

Desde 1 de outubro de 1969, que o sacerdote desempenhou as funções de pároco e pároco “in solidum” em diversas igrejas como Chancelaria (Torres Novas), Paialvo, Asseiceira (Tomar), S. João da Ribeira, Azambujeira, Vila da Marmeleira, Arrouquelas, Rio Maior, da Sagrada Família do Entroncamento e de Riachos, Ulme e Chouto, Chamusca.

“Homem de entrega total ao serviço da Igreja, generoso no serviço às comunidades e sempre disponível para ajudar os colegas”, destaca a Diocese de Santarém do sacerdote que faleceu “em consequência da doença pulmonar que o afetava e que combateu com todas as forças”.

O padre João Forjaz do Monte e Freitas nasceu a 7 de março de 1940, na Lapa, em Lisboa;  Filho de Manuel Augusto Coelho Borges do Monte e Freitas e de Carolina da Silveira Lopes do Monte e Freitas.

CB

Partilhar:
Share