Santarém: Estreia de cantata com música de Rodrigo Leão na inauguração do Museu Diocesano

Presidente da República marca presença na cerimónia

Santarém, 12 set 2014 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém vai ser hoje inaugurado, uma ocasião assinalada com a estreia da Cantata Mundi ‘Todos somos terra e céu, todos somos mundo’, que tem música de Rodrigo Leão.

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, vai presidir à sessão de inauguração do Museu Diocesano de Santarém, proferindo uma intervenção.

A exibição da Cantata Mundi vai decorrer na Sé de Santarém, a partir das 18h00.

Da autoria de Rui Baeta (cantor lírico e compositor) e Ana Margarida Encarnação (compositora), responsáveis pela seleção dos temas, arranjos, orquestração e composição, a obra musical confere aos temas de Rodrigo Leão “uma sonoridade diferente, mais clássica, solene e até celestial”, revela um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Deambulando entre “o profano e o espiritual”, mas mantendo “a forte vocação para a transcendência que desde sempre assumiu, a música de Rodrigo Leão vai, com a roupagem e a narrativa própria da Cantata Mundi, alcançar o céu”, lê-se na nota.

A direção da cantata cabe ao maestro Myguel Santos e Castro e a interpretação da peça está a cargo de Rui Baeta (barítono), Coro VoxLaci, Quarteto de Cordas de Sintra (acompanhado pela contrabaixista Margarida Afonso), António Esteireiro (organista), contando ainda com a participação especial da Schola Cantorum da Catedral de Santarém.

Para além da “imponência que a magnífica” Sé de Santarém confere à apresentação, a Cantata Mundi “auferirá ainda do grandioso impacto que os 72 intérpretes lhe darão em palco”.

Em perspetiva está também uma tournée desta cantata pela Rota das Catedrais e por “alguns dos espaços culturais e salas mais emblemáticos de Portugal”.

O concerto será apadrinhado pelos responsáveis da Diocese de Santarém, que abrem nesta data ao público as portas “do primeiro museu diocesano criado no âmbito do projeto Rota das Catedrais”, acrescenta o documento

O Museu Diocesano de Santarém tem por missão acolher os visitantes que procuram a Sé de Santarém e proporcionar-lhes “uma experiência do belo, através dos Bens Culturais da Igreja”, completa a nota de imprensa.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top