Vaticano: «Ser cristão é tornar-se insensato», disse o Papa Francisco

Cidade do Vaticano, 11 set 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco explicou hoje que “o Evangelho é uma novidade difícil de levar em frente” porque significa “seguir Jesus” e a sua misericórdia, durante a missa matutina na capela da Casa de Santa Marta.

“Ser cristão é tornar-se insensato, num certo sentido. Renunciar àquela esperteza do mundo para fazer tudo o que Jesus nos diz”, acrescentou Francisco, depois da leitura do Evangelho de São Lucas (6, 27-38).

O Papa apontou que “caminhar com Jesus” é andar na “misericórdia” e salientou que “a vida cristã não é autorreferencial” porque “sai de si mesma para se dar aos outros”.

“É um dom, é amor e o amor não é egoísta, dá-se”, acrescentou.

Para Francisco o trecho de São Lucas, do Evangelho desta quinta-feira, é uma exortação a não julgar: “Muitas vezes parece que nos nomearam juízes dos outros, mexericamos, falamos mal, julgamos todos”.

Por isso, apelou que se leia e releia, “até quatro vezes se for necessário”, todo o sexto capítulo de São Lucas, não apenas a passagem de hoje, e recordou como Jesus deu “a lei do amor, amar a Deus e amar-nos como irmãos”.

“Uma primeira leitura assusta”, observou no final da homilia, revela o jornal L’Osservatore Roman

Segundo Francisco, a “novidade do Evangelho” consiste em “dar-se a si mesmo, dar o coração aos inimigos” para não ser apenas uma “troca” e analisou os verbos que Jesus usa – “amai, praticai o bem; abençoai; orai, oferecei, não rejeiteis; oferecei”.

“Jesus com isto mostra-nos o caminho que devemos seguir, um caminho de generosidade”, revelou o Papa, que assinala que Jesus pede também aos cristãos que “pratiquem o bem” àqueles que os “odeiam” ou que abençoem “quantos os maldizem”.

“Se não consegues, é um problema teu mas este é o caminho cristão que Jesus nos ensina”, frisou.

Antes de terminar a reflexão, o Papa Francisco disse que “não é fácil ser cristão” e recomendou uma oração diária: “Senhor, dai-me a graça de me tornar um bom cristão, uma boa cristã, porque sozinho não consigo”.

OR/CB/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top