Itália: Francisco vai visitar maior cemitério militar do país

Viagem evoca centenário do começo da I Guerra Mundial

Cidade do Vaticano, 12 set 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai visitar este sábado o maior cemitério militar da Itália, para “rezar pelas vítimas de todas as guerras”.

A iniciativa foi anunciada a 6 de junho na Praça de São Pedro e visa assinalar o centenário do início da I Guerra Mundial (1914-1918), que causou a morte a pelo menos nove milhões de pessoas, entre soldados e civis.

Francisco vai viajar “como peregrino” ao chamado Santuário militar de Redipuglia, em Gorizia, região próxima da fronteira de Itália com a Eslovénia, e visitar o cemitério inaugurado em 1938 para servir de última morada a 100 mil italianos que tombaram no decurso da Primeira Grande Guerra.

A visita vai começar por volta das 08h50 (menos uma em Lisboa), no aeroporto de Ronchi dei Legionari, de onde o Papa vai seguir para o cemitério austro-húngaro de Fogliano di Redipuglia, parando em oração e depositando um ramo de flores diante do monumento central.

Para as 10h00 está prevista a Missa no Santuário militar de Redipuglia, que se conclui com uma oração pelos mortos e as “vítimas de todas as guerras”.

Francisco vai entregar aos bispos e responsáveis pela pastoral militar uma lâmpada que vai ser acesa nas respetivas dioceses, no decorrer das cerimónias que evocam a I Guerra Mundial.

O regresso a Roma está previsto para as 12h00.

JCP/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top