O acolhimento ´é a palavra inspiradora deste ano pastoral

Santarém, 08 out 2019 (Ecclesia) – No dia da Igreja Diocesana de Santarém, este sábado, foi apresentado o projeto pastoral que serve de orientação até 2025, ano em que esta diocese celebra os 50 anos da sua criação.

O projeto tem como referência a exortação «Alegria do Evangelho», do Papa Francisco, e o bispo diocesano, D. José Traquina, convidou os presentes “a aprofundar a proposta e os conteúdos sugeridos no programa orientativo para as 112 paróquias divididas por sete vigararias”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O bispo de Santarém afirmou que ao longo destes anos de preparação para o cinquentenário da criação, haverá sempre um objetivo principal “a cumprir, uma palavra inspiradora, um sacramento e um santo a redescobrir, bem como uma atitude a desafiar a todos”.

D. José Traquina pediu também às comunidades que se mantenham recetivas e acolhedoras, “visto ser o acolhimento a palavra inspiradora deste ano pastoral”, em que a diocese vai procurar valorizar o sacramento do batismo e a vocação laical, com o desafio de viver a humildade, acompanhada pela intercessão e ensinamento de Santo Inácio de Loyola, e tendo como objetivo o discernimento dos “sinais dos tempos”.

A assembleia diocesana realizou-se no Convento de São Francisco naquela cidade e teve ainda espaço para questões ao bispo e esclarecimentos acerca de eventos que envolvem a diocese, quer do projecto “Say Yes” sobre a catequese da adolescência, a apresentação da Escola de formação cristã para a diocese, e a preparação para a JMJ de 2022 Lisboa.

Nesta atividade foi apresentado também o itinerário de preparação na diocese para o Encontro Nacional de Leigos a acontecer no dia 23 de novembro em Santarém.

LFS

Partilhar:
Share