Bispo D. José Traquina vai orientar um retiro e jovens também têm momento de encontro «Atreve-te»

Santarém, 22 fev 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Santarém vai viver a Quaresma 2019 ‘em missão, com Cristo na cruz’ e propõe uma campanha “simples” para ser “concretizada” na catequese, em família e em comunidade, com conteúdos próprios para cada realidade.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, o Secretariado Diocesano da Catequese explica que durante o tempo da Quaresma pretende “tirar partido da cruz do ano missionário” que existe em todas as paróquias.

A cruz que vai ser construída é um puzzle composto por seis peças (autocolantes), referente a cada domingo da Quaresma, com um símbolo e uma frase.

A Quaresma 2019 começa no dia 6 de março, com a celebração de Quarta-feira de Cinzas, e a caminhada da diocese escalabitana é uma proposta para ser vivida na comunidade, em família e na catequese.

Aos catequizandos deve-se explicar o tema ‘em missão, com Cristo na cruz’ e a simbologia da Cruz, para além de se realçarem ideias, como o facto de a Quaresma ser um tempo de “preparação, um caminho a percorrer até à Páscoa”, este ano a dia 21 de abril.

Semanalmente vai ser escolhida uma frase do Evangelho da liturgia desse domingo, “com sugestões para meditar, rezar”, é proposta uma oração e uma atividade/compromisso para “viver a Palavra de Deus na vida”, como: Dedicar tempo à “leitura da Palavra de Deus, visitar alguém só” oferta de bens, pedir perdão a alguém”.

“A oração e a partilha, em cada semana, são alguns desafios de conversão para a vivência cristã da Quaresma, em atitude purificação/ aperfeiçoamento e de intimidade com Jesus”, lê-se na caminhada que explica que a renúncia proposta “destina-se a partilhar com quem tem mais necessidades e também a educar o sentido no outro”.

As famílias também são convidadas a participar, dedicando “um momento semanal à vivência da Quaresma e à preparação da Páscoa”, e vão receber um “pequeno guião com a explicação” da campanha, um folheto com a oração e uma cruz em cartolina para se construi/ revestir em casa.

O Secretariado Diocesano da Catequese pretende que a comunidade seja “envolvida” neste percurso para “uma maior expressão e vivência do Ano Missionário”, que a Igreja Católica em Portugal está a viver até outubro deste ano.

Na Diocese de Santarém destacam-se dois momentos de recolhimento durante a Quaresma: O primeiro é o Retiro de Jovens ‘Atreve-te!’, de 8 a 10 de março, nas Irmãs de São José de Cluny, em Torres Novas (inscrições exclusivamente online até 3 de março).

O bispo diocesano, D. José Traquina, vai orientar o retiro anual “para preparar a vivência da Quaresma e a celebração dos Mistérios Pascais”, de 15 a 17 do próximo mês, no centro diocesano de Pastoral, e as inscrições terminam dia 11 de março.

A Quaresma é o tempo de 40 dias que tem início com a celebração de Cinzas, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

CB

Partilhar:
Share