Santarém: Bispo publica decreto de nomeações e defende que as «comunidades ainda não estão recompostas»

D. José Traquina manifestou gratidão da diocese pela Congregação da Missão (Sacerdotes Vicentinos)

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Santarém, 03 jul 2021 (Ecclesia) – O bispo de Santarém tornou público este sábado o decreto de nomeações para o ano pastoral 2021/2022, citando que as comunidades “ainda não estão recompostas” e agradecendo à Congregação da Missão (sacerdotes Vicentinos) o trabalho na diocese.

“É oportuno e justo manifestar a gratidão da Diocese de Santarém à Congregação da Missão (Sacerdotes Vicentinos) pela sua longa e qualificada dedicação às comunidades paroquiais do Concelho de Salvaterra de Magos”, refere D. José Traquina no documento divulgado hoje.

O prelado sublinha que as “comunidades paroquiais ainda não estão recompostas dos meses de confinamento” e que o “ambiente social é de insegurança”, com os “aconselhamentos à prudência e as limitações” impostas por força da pandemia.

Para o ano pastoral 2021-2022, “o terceiro do programa projetado até 2025, ano do cinquentenário da criação da Diocese” D. José Traquina pretende “maior envolvência da Pastoral Familiar e da Pastoral Juvenil”.

Nas nomeações no concelho de Salvaterra de Magos assumem os padres José Luís Fernandes Borga (Moderador) e o padre João Maria Fernandes Borga e é ainda de destacar a dispensa do padre Edvaldo Vergasta, “autorizado a um tempo de missão na Arquidiocese de São Tiago do Chile” e do padre Ruben Figueiredo, “enviado para um tempo de estudos eclesiásticos em Roma”.

O documento elenca ainda um conjunto de nomeações para paróquias e serviços diocesanos.

SN

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top