Centro Académico de Santarém foi pensado e construído pelos jovens e resulta de uma parceria entre as Servas Nossa Senhora de Fátima e a Diocese de Santarém

Santarém, 26 set 2020 (Ecclesia) – A Diocese de Santarém e a congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima inauguraram hoje o Centro Académico de Santarém (CASA) para “dar vida” ao ensino superior e à cidade.

Pensado e construído pelos universitários, o Centro Académico de Santarém vai ajudar “pensar o futuro”, disse à Agência ECCLESIA Diogo Mendes, que participou na preparação do espaço.

“Este espaço e tudo o que ele envolve pretende ajudar nos problemas e necessidades dos estudantes. Temos uma vontade muito grande de resolver essas situações, estar presentes e marcar presença no seu futuro”, afirmou o estudante da Escola Superior Agrária de Santarém.

A CASA concretiza um projeto da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, proprietárias do espaço, de lançar na cidade onde nasceu a fundadora um Centro de Dinamização Juvenil,  e é um “sonho antigo” da Diocese de Santarém de ter um local de referência para a presença junto dos estudantes universitários.

“É um projeto e um sonho antigo, na diocese. É também um sinal de esperança nas condições da pandemia em que estamos, em que nem sequer a bênção das pastas foi possível realizar-se”, afirmou o padre Ricardo Conceição.

O responsável pela Pastoral Juvenil e Universitária, em Santarém, disse que “os jovens alinham com vontade” quando se lançam desafios e referiu que o Centro Académico foi “feito por jovens”, desde uma jovem arquiteta que pensou o espaço e a equipa que arranjou, preparou e limpou “toda ela é jovem”.

A irmã Mafalda Leitão, religiosa das Servas de Nossa Senhora de Fátima (SNSF) lembrou que CASA “nasceu em pouco tempo”, em menos de um ano, e é um “centro para ajudar os universitários.

“A Pastoral Juvenil e a renovação vocacional da congregação é um dos nossos objetivos. Mas também é das nossas linhas de força não atuarmos sozinhas, antes trabalhar em rede e em parceria com a igreja local. Por isso, nunca iríamos fazer este centro se não com esta parceria com a diocese”, afirmou a irmã Mafalda Leitão.

Para o bispo de Santarém, que presidiu à inauguração e bênção do Centro Académico, este sábado, a diocese tem um espaço que é “para o bem de muitos” e abre as portas aos jovens universitários para o encontro, o estudo, o convívio e a espiritualidade.

“Os jovens são chamados a ser apóstolos dos próprios jovens. O tempo da Universidade é um bom tempo de maturação, de assumir responsabilidade, que deve ser valorizado no que é o bom crescimento harmonioso da vida, com boas experiências”, disse D. José Traquina.

O Centro Académico de Santarém está situado na Rua das Esteiras, em Santarém, o espaço vai estar aberto à segunda e quarta-feira de cada semana, entre as 16h00 e as 20h00 e as informações sobre o projeto podem ser solicitadas através do endereço centroacademicosantarem@gmail.com.

HM/PR

Partilhar:
Share