Santa Sé: Renovação Carismática Católica promove encontro «Chamados, Transformados e Enviados»

Cidade do Vaticano, 02 nov 2023 (Ecclesia) – O Serviço internacional para a Renovação Carismática Católica (CHARIS) promove o evento «Chamados, Transformados e Enviados», entre hoje e sábado, de 2 a 4 de novembro, em Roma (Itália).

A iniciativa, que reúne mais de dois mil participantes de todo o mundo, vai ter diversas atividades e o ponto culminante é o encontro com o Papa Francisco, no último dia, a 4 de novembro.

Neste primeiro dia estão previstos três workshops, onde vão ser abordadas várias temáticas – evangelização; comunidades; promoção humana; intercessão; unidade dos cristãos e grupos de oração – na igreja de Sant’Ignazio di Loyola em Campo Marzio; na Basílica Santa Maria Sopra Minerva e na Basílica Sant’Andrea della Valle, refere o site Vatican News.

Entre os palestrantes está o cardeal Raniero Cantalamessa (assistente eclesiástico do CHARIS); o cardeal Kevin Farrell (prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida); Patti Mansfield (pioneira da RCC na América); José Prado Flores (fundador das Escolas de Evangelização de San Andrés, do México) e o padre James Mallon (fundador do Ministério da Renovação Divina, do Canadá) entre outros.

No dia 3 de novembro realiza-se um concerto com a orquestra «Criança Cidadã» e o dia termina com um momento de convívio oferecido pela Comunidade Kkottognae aos sem-abrigo do Centro San Lorenzo.

No dia 4 de novembro, o evento termina com um “Concerto pela Paz” com a participação de grupos de jovens cristãos de vários continentes e de uma orquestra sinfónica juvenil.

No dia 2 de novembro de 2018, o Dicastério para os Leigos, Família e Vida (Santa Sé) anunciou que a criação de um serviço internacional para acompanhar o Renovamento Carismático Católic (RCC), intitulado ‘Charis’, que nasceu a 8 de dezembro, com estatutos aprovados de forma experimental.

No Pentecostes de 2019, dia 9 de junho, deixaram de existir a International Catholic Charismatic Renewal Service e a Catholic Fraternity of Charismatic Covenant Communities and Fellowships, o património destes dois organismos foi transferido para a Charis, para lhe garantir “os meios financeiros necessários para levar a cabo a missão que lhe foi confiada pelo Papa Francisco”.

LFS/CB

Partilhar:
Scroll to Top