Bragança-Miranda: «Mais do que uma casa ou instituição, o Seminário é causa» – D. Nuno Almeida

Bispo diocesano convida ao envolvimento de comunidades e famílias, para acompanhar candidatos ao sacerdócio

Foto: Diocese de Bragança-Miranda

Bragança, 02 nov 2023 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda lançou uma nota pastoral a assinalar a Semana dos Seminários, que decorre entre 5 e 12 de novembro, sublinhando que “mais do que uma casa ou instituição, o Seminário é causa”.

Na nota pastoral enviada à Agência ECCLESIA, D. Nuno Almeida faz referência às palavras de Cristo: “Não tenhas medo. Serás pescador de Homens” (LC 5,10), destacando que “o Seminário é uma causa decisiva que diz respeito às famílias, às comunidades cristãs e a cada um”.

“O Seminário é a condição com que a família diocesana pode implementar o futuro de uma igreja inspiradora de renovação espiritual; é a contribuição com que cada comunidade local espera alimentar a garantia da sua continuidade; é a tarefa com que cada cristão e respetiva família devem assumir para ajudar a construir uma Igreja sinodal, comunidade de comunidades”, pode ler-se na mensagem.

Na Semana dos Seminários, D. Nuno Almeida revela que o amor pela instituições “manifesta-se em gestos de oração, de afeto e de partilha generosa”.

“Queremos agradecer e rezar pelos benfeitores e formadores que ao longo dos tempos têm dado vida aos nossos Seminários”, afirmou o bispo, salientando que esta “é uma feliz ocasião para agradecer a Deus o dom da vocação ao presbiterado e tomar maior consciência da importância do Seminário, o coração da Diocese, na vida da Igreja”.

A juntar à celebração da Semana dos Seminários, o seminarista Nélson Vale, que se prepara para o sacerdócio, vai ser instituído no ministério de acólito, no dia 12 de novembro, às 18h00, na Catedral de Bragança.

Natural de Carção, concelho de Vimioso, o jovem encontra-se em estágio pastoral na Paróquia de S. João Batista, em Bragança, depois de já ter concluído a formação em teologia.

No final de fevereiro deste ano, Nélson Vale defendeu a tese “O sonho de uma Igreja missionária”, a propósito do mestrado em Teologia, pela Faculdade de Teologia de Braga, na Universidade Católica Portuguesa.

O jovem foi instituído no ministério de leitor, no dia 30 de abril deste ano, no Santuário da Senhora das Graças, em Bragança.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top