Francesca Di Giovanni assinala «decisão inovadora» do Papa Francisco

Foto: Vatican News

Cidade do Vaticano, 15 jan 2020 (Ecclesia) – O Papa Francisco nomeou hoje Francesca Di Giovanni como subsecretária da Seção para as Relações com os Estados, onde vai ficar responsável pelo Setor Multilateral.

“Sempre exerceu o seu serviço no setor multilateral, especialmente no que diz respeito a questões relativas a migrantes e refugiados, Direito Internacional humanitário, comunicações, Direito Internacional privado, condição das mulheres, propriedade intelectual e turismo”, informa a Sala de Imprensa da Santa Sé.

Francesca Di Giovanni que hoje foi nomeada subsecretária para o Setor Multilateral da Seção de Relações com os Estados da Secretaria de Estado já é funcionária desta seção desde 15 de setembro de 1993.

“É a primeira vez que uma mulher tem um cargo de direção na Secretaria de Estado. O Santo Padre tomou uma decisão inovadora representa um sinal de atenção para com as mulheres. Mas a responsabilidade é mais ligada ao trabalho do que pelo fato de ser mulher”, disse a nova subsecretária.

Francesca Di Giovanni revelou que foi uma surpresa a sua nomeação e adianta que “há muitos anos” pensam “na necessidade de um subsecretário para o setor multilateral”, que é “delicado e importante” e precisa de uma particular atenção porque “tem modalidades próprias, em parte diferentes do âmbito bilateral”.

“É um cargo novo e farei de tudo para corresponder a confiança que me foi dada pelo Santo Padre, mas espero não fazê-lo sozinha: gostaria de contar como sempre com a sintonia que até agora caracterizou o nosso grupo de trabalho”, acrescentou em declarações ao ‘Vatican News’.

A nova subsecretária explicou que o “setor multilateral” é responsável pelas “relações com as organizações intergovernamentais a nível internacional” e compreende também “a rede dos tratados multilaterais”, e deu o exemplo de temas como “o desenvolvimento, o ambiente, a proteção das vítimas de conflitos, a condição da mulher”.

Com esta nomeação a Seção para as Relações com os Estados fica com dois subsecretários, monsenhor Mirosław Wachowski é responsável pelo setor da diplomacia bilateral.

Formada em Direito, Francesca Di Giovanni também trabalhou no setor jurídico-administrativo no Centro Internacional da Ópera de Maria, do Movimento dos Focolares; Tem 67 anos, nasceu na cidade italiana de Palermo a 24 de março de 1953.

CB/PR

Partilhar:
Share