Santa Sé: Celebração recorda São João XXIII e o II Concílio do Vaticano

Cidade do Vaticano, 11 out 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco preside hoje a uma celebração eucarística na memória de São João XXIII e no 60º aniversário do início do II Concílio do Vaticano, às 17h00 (hora de Roma), na Basílica de São Pedro.

O Papa João XXIII (Angelo Roncalli) liderou a Igreja Católica entre 1958 e 1963 e foi canonizado em abril de 2014.

Angelo Giuseppe Ronacalli nasceu no dia 25 de novembro de 1881 em Sotto il Monte, diocese e província de Bérgamo (Itália), e nesse mesmo dia foi batizado; foi o quarto de 13 irmãos, nascidos no seio de uma família de camponeses.

O Papa João XXIII faleceu a 3 de junho de 1963 e foi beatificado em setembro de 2000, por João Paulo II, que foi canonizado com ele.

Depois da morte de Pio XII, foi eleito Papa a 28 de outubro de 1958 e assumiu o nome de João XXIII. O seu pontificado, que durou menos de cinco anos, apresentou-o ao mundo como uma autêntica imagem de bom Pastor. Manso e atento, empreendedor e corajoso, simples e cordial, praticou cristãmente as obras de misericórdia corporais e espirituais, visitando os encarcerados e os doentes, recebendo homens de todas as nações e crenças e cultivando um extraordinário sentimento de paternidade para com todos. O seu magistério foi muito apreciado, sobretudo com as Encíclicas «Pacem in terris» e «Mater et magistra».

Convocou o Sínodo romano, instituiu uma Comissão para a revisão do Código de Direito Canónico e convocou o Concílio Ecuménico Vaticano II.

A ideia do concílio não amadureceu nele como “o fruto de uma demorada meditação, mas como a flor espontânea de uma inesperada Primavera”, referiu um dia. Numa conversa com um embaixador, o Papa João XXIII disse-lhe o que esperava desta assembleia magna que teve o seu início em outubro de 1962: “Espero que traga um pouco de ar puro… Há que sacudir a poeira que, desde Constantino, se vem acumulando no trono de São Pedro”.

A secretaria-geral do Sínodo dos Bispos escreveu uma mensagem por ocasião do 60º aniversário da abertura do II Concílio do Vaticano II (11 de outubro de 1962 – 11 de outubro de 2022) onde realça que o magistério conciliar está “longe” de ser cumprido, mas é um “processo contínuo”.

“Este objetivo está longe de estar cumprido, uma vez que a receção do magistério conciliar é um processo contínuo, e em alguns aspetos ainda está no início”, lê-se no documento.

O 60º aniversário da abertura do II Concílio do Vaticano é um “momento de particular graça” também para o sínodo, que representa “um fruto daquela assembleia ecuménica, na verdade um dos «legados mais preciosos»”, realça o documento.

O «Synodus Episcoporum», foi instituído por São Paulo VI no início do quarto e último período do Concílio (15 de setembro de 1965), indo ao encontro “dos pedidos feitos por numerosos padres conciliares”.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR