Vaticano II: Magistério conciliar está «longe» de ser cumprido, mas é um «processo contínuo»

Mensagem da Secretaria Geral do Sínodo por ocasião do 60º aniversário da abertura do II Concílio do Vaticano

Cidade do Vaticano, 10 out 2022 (Ecclesia) – A secretaria geral do Sínodo dos Bispos escreveu uma mensagem por ocasião do 60º aniversário da abertura do II Concílio do Vaticano II (11 de outubro de 1962 – 11 de outubro de 2022) onde realça que o magistério conciliar está “longe” de ser cumprido, mas é um “processo contínuo”.

“Este objetivo está longe de estar cumprido, uma vez que a receção do magistério conciliar é um processo contínuo, e em alguns aspetos ainda está no início”, lê-se no documento.

O 60º aniversário da abertura do II Concílio do Vaticano é um “momento de particular graça” também para o sínodo, que representa “um fruto daquela assembleia ecuménica, na verdade um dos «legados mais preciosos»”, realça o documento.

O «Synodus Episcoporum», foi instituído por São Paulo VI no início do quarto e último período do Concílio (15 de setembro de 1965), indo ao encontro “dos pedidos feitos por numerosos padres conciliares”.

O objetivo do sínodo “foi e continua a ser o de prolongar”, na vida e missão da Igreja, o estilo do II Concílio Vaticano, bem como “fomentar no Povo de Deus” a apropriação viva do seu ensino, na consciência de que esse concílio “representava «a grande graça de que beneficiou a Igreja no século XX»”

O atual processo sinodal, dedicado à «Sinodalidade na vida e missão da Igreja», está também na esteira do Concílio.

A sinodalidade é um tema do Concílio, ainda que este termo – “de cunhagem recente” – “não se encontre expressamente nos documentos da assembleia ecuménica”.

Os conceitos «comunhão, participação e missão», termos que o Papa Francisco quis incluir no próprio título do caminho sinodal, são palavras “eminentemente conciliares”.

Já Bento XVI afirmava que “a dimensão sinodal é constitutiva da Igreja: ela consiste na reunião de todos os povos e culturas para se tornarem um só em Cristo e caminharem juntos no seu seguimento, daquele que disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”

LFS

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
plugins premium WordPress
Scroll to Top