Lisboa, 30 nov 2022 (Ecclesia) – A ‘WYD DON BOSCO 23’, organização responsável pela convocatória e participação de jovens dos ambientes salesianos na JMJ 2023, anunciou a abertura das suas inscrições, a nível mundial, para o encontro de Lisboa.

“Os jovens do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) chamados a participar na JMJ Lisboa 2023”, destaca um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O “grande objetivo”, explica a ‘WYD DON BOSCO 23’, é que “a convocatória feita pelo Papa Francisco”, para que todos os jovens possam estar presentes na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, “possa mesmo chegar a todos os jovens”.

O processo de inscrição para os jovens do Movimento Juvenil Salesiano na ‘WYD DON BOSCO 23’ está a decorrer e realiza-se em três momentos, a organização responsável por esta convocatória e participação explica que primeiro têm de se inscrever através de um formulário, disponibilizado pelo Centro MJS ou pela casa salesiana em que os peregrinos se encontram.

Num segundo momento o coordenador local de pastoral envia as inscrições para o “responsável inspectorial” que vai fazer a inscrição do grupo na ‘WYD DON BOSCO 23’, e, no final, a equipa desse secretariado valida os dados recebidos, dando continuidade ao processo de inscrição diretamente na JMJ Lisboa 2023.

Os valores de participação para os jovens do Movimento Juvenil Salesiano “variam entre os 255 euros e os 130 euros”, dependendo do pacote escolhido – com ou se alojamento, com ou sem alimentação, com ou sem transporte – e, existem ainda, “pacotes extra, compostos por dias de alimentação ou de alojamento extra”, e a possibilidade de participação no ‘SYM DAY’, no dia 2 de agosto do próximo ano, nos Salesianos do Estoril.

Os peregrinos inscritos através da ‘WYD DON BOSCO 23’ vão ser acolhidos em casas salesianas ou em casas de famílias ligadas às comunidades pastorais salesianas, da região de Lisboa.

A organização do Movimento Juvenil Salesiano responsável pela convocatória e participação dos jovens dos vários ambientes salesianos de todo o mundo na JMJ Lisboa 2023, segundo o “carisma de Dom Bosco”, quer motivar os jovens a percorrer este caminho como “uma peregrinação, que reforça a sua fé e que interpela outros, que estão mais longe, a conhecer Cristo Vivo”.

O Movimento Juvenil Salesiano é um movimento de comunhão de diversos grupos e associações juvenis integrados na pastoral juvenil dos Salesianos e das Salesianas, unidos pela proposta educativa e evangelizadora inspirada no espírito e estilo de S. João Bosco e S. Maria Domingas Mazzarello.

Nos dias 15 e 16 de outubro, realizou-se em Lisboa um encontro de preparação WYD Don Bosco 23, informativo e motivacional, com mais de 400 jovens ligados às casas salesianas, Salesianos e Salesianas de Maria Auxiliadora.

No website www.wyddonbosco23.pt, lançado a 31 de janeiro, solenidade do fundador dos Salesianos São João Bosco, estão disponíveis diversas informações sobre Portugal, Lisboa, a JMJ.

CB/OC

 

Partilhar:
Share