Sacerdotes e leigos de Viana do Castelo distinguidos pela Santa Sé

A Diocese de Viana do Castelo conta, entre o seu clero, com três novos Monsenhores, um cavaleiro da Ordem de S. Gregório e uma Dama da Ordem de S. Silvestre, Papa.

D. José Pedreira, citando D. Frei Bartolomeu dos Mártires, justificou estas nomeações com “obras dignas de serem conhecidas e reconhecidas”.

Monsenhor Avelino Felgueiras, actual arcipreste de Monção, foi distinguido pelos “relevantes serviços arciprestais”, nomeadamente na “promoção espiritual do clero» e a «manutenção de uma boa relação com todos os sacerdotes daquele arciprestado”.

“O acolhimento de sacerdotes jovens na residência paroquial” da vila de Arcos de Valdevez, onde foi pároco e arciprestes ao longo de muitos anos, foi o motivo principal da distinção de Monsenhor João Baptista silva Gomes, frisando o Prelado que “prescindiu da sua privacidade” e da de sua irmã que esteve sempre ao serviço destes sacerdotes.

Digno de reconhecimento é o “impulso [dado] ao Tribunal Eclesiástico” de Viana do Castelo pelo Monsenhor José Sousa, além da dedicação ao sacramento da reconciliação na Igreja matriz de Ponte de Lima dos próprios paroquianos e das comunidades do arciprestados.

Relativamente aos leigos, o Engenheiro José Magalhães foi distinguido pelos trinta e três anos de voluntariado dedicado à “salvaguarda do património arquitectónico e artístico” no âmbito do Gabinete Diocesano de Arte e Cultura.

Madalena Delegado distinguiu-se pelo seu contributo na catequese, seja no âmbito paroquial e, sobretudo, no Secretariado Diocesano da Catequese.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top