Roma: «O catequista, testemunha da fé» na nova evangelização

Vaticano promove congresso para estes agentes pastorais, no Ano da Fé

Roma, Itália 26 set 2013 (Ecclesia) – Roma acolhe entre hoje e sábado um Congresso Internacional da Catequese (CIC), com o tema ‘O catequista, testemunha da fé’, que inclui uma intervenção do Papa.

A iniciativa apresenta objetivos como a necessidade de recuperar “a unidade profunda entre o ato com que se crê e os conteúdos” utilizados, a formação de catequistas “capazes de responder aos desafios do tempo presente” para que o seu testemunho origine, na “comunidade cristã, um dinamismo que torne possível a proposta do Deus de Jesus Cristo ao homem de hoje”.

O CIC começou hoje com uma introdução sobre a catequese e a nova evangelização pelo arcebispo Rino Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.

A primeira conferência – “Deus procura o homem e revela-se” – apresenta um Deus que se revela e chama o homem a corresponder livremente a este dom; na segunda apresentação – A Igreja, primeiro sujeito da fé – revela a instituição como a família daqueles que abriram as portas das suas vidas a Deus.

Esta sexta-feira, os trabalhos aprofundam o tema da fé na comunidade cristã, no crente que é interpelado a aprofundar e renovar a sua adesão a Jesus Cristo, lembrando-se a ação de Deus na sua vida: na primeira conferência é presente o tema ‘“Memoria fidei”: o dinamismo do ato de Fé (memória, evento, profecia’) e na segunda ‘Entre “traditio” e “redditio”. O nosso “sim” a Deus’.

Durante a tarde existem quatro comunicações que pretendem dar critérios de discernimento sobre problemáticas atuais e “propor uma adequada formação do catequista” que é chamado a “uma comunicação capaz de apoiar e de dar razões sólidas a quantos desejam seguir Jesus”, explica o portal Educris.

Do programa, do dia 27 de setembro, destaca-se a catequese do Papa Francisco, às 17h00 locais (16h00 em Portugal).

O tema da última conferência – ‘A diaconia da verdade como expressão da comunidade eclesial’ – demonstra como a comunidade cristã, quando anuncia e testemunha o Evangelho revela à humanidade a “verdade do homem e da história”.

As conclusões do CIC são apresentadas por Octavio Ruiz Arenas, secretário do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top