Tema para 2020 recorda «Forçados como Jesus Cristo a fugir»

Cidade do Vaticano, 06 mar 2020 (Ecclesia) – O Vaticano divulgou hoje o tema que o Papa escolheu para o 106.º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado (27 de setembro de 2020), “Forçados como Jesus Cristo a fugir”.

“A mensagem será centrada no cuidado pastoral das pessoas deslocadas internamente, que são atualmente mais de 41 milhões em todo o mundo”, assinala uma nota divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.

O comunicado indica que a mensagem parte da “experiência do jovem Jesus e da sua família, como pessoas deslocadas e refugiadas”.

“Essa experiência fornece uma base cristológica específica para a ação cristã de acolhimento ou hospitalidade”, acrescenta o texto.

Segundo os Evangelhos, Jesus foi levado por José e Maria para o Egito, fugindo da perseguição de Herodes.

O Vaticano indica que, nos próximos meses, o tema escolhido pelo Papa vai ser desenvolvido em seis subtemas: “conhecer para compreender; aproximar-se para servir; ouvir para se reconciliar; compartilhar e assim crescer; envolver para promover; e, finalmente, colaborar e, portanto, construir”.

A Secção ‘Migrantes e Refugiados’ do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé) é responsável pela preparação desta celebração, antecedida por uma campanha de comunicação.

OC

Refugiados: Cáritas pede resposta urgente perante situação «dramática», na fronteira entre a Grécia e a Turquia

 

Partilhar:
Share