Quaresma: Viver a alegria na relação com Deus

António Pinto Leite, presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores, fala de trabalho, de perda e da fé face às crises da vida

Lisboa, 14 mar 2012 (Ecclesia) – A preparação para a celebração da Páscoa, ao longo do tempo da Quaresma, é uma referência na vida de António Pinto Leite, presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores, que procura um “propósito” para estes 40 dias.

“Quaresma é toda a vida”, refere o advogado, em declarações ao programa ECCLESIA na Antena 1, transmitido esta segunda-feira, afirmando que tem uma “relação divertida com Deus, profundamente grata”.

O responsável recordou, em particular, a Semana Santa de 2010, quando um filho esteve à porta da morte, por um problema de saúde hoje superado, da qual regista a experiência de “riqueza única”, que o ajudou a “perceber melhor o amor de Deus”: “Não me revoltei com Ele, de todo”.

“É um mistério extraordinário, aquele de que fazemos parte, em que coisas extraordinárias acontecem nas nossas vidas, que não sabemos se se devem ao antibiótico ou ao milagre, mas no nosso íntimo temos a ideia de que será, pelo menos, uma combinação dos dois”, declara Pinto Leite.

Os 40 dias do “deserto e do calvário” ficaram marcados até hoje, no dia a dia: “As pessoas que têm a vida que eu tenho, que trabalham 60/70 horas por semana, e têm fé, uma fé profunda, treinaram dois registos: um registo operacional, aquilo que se vê à luz dos nossos atos, ações, decisões e, ao mesmo tempo, um silêncio interior, que chega a ser permanente”.

[[a,d,2954,Emissão 12-03-2012]]“Entrego tudo a Deus, porque Ele me faz, ao mesmo tempo, extraordinariamente feliz”, refere o presidente da ACEGE, para quem “esta entrega do trabalho, permanente, diária, é uma forma de oração”.

António Pinto Leite diz que se sente acompanhado pela frase que mais ouviu na sua infância – “‘Dê graças a Deus de tudo o que tem’ e de tudo o que não tem” – e lamenta que “neste mundo tão perturbado, tão amedrontado por esta crise”, as pessoas pareçam “todas deprimidas”.

“Isto é uma circunstância como outra qualquer e se tivermos este enfoque, de olharmos as dificuldades da vida de uma forma positiva, entregue, confiada, isso é estar com Deus”, assinala.

O programa da Igreja Católica na Antena 1, transmitido de segunda a sexta-feira às 22h45 e aos domingos às 06h00, está a apresentar um conjunto de testemunhos relacionados com a caminhada quaresmal, envolvendo figuras ligadas à cultura, educação, música e religião.

A Quaresma, que começou com a celebração de Cinzas, é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que servem de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, este ano celebrada a 8 de abril.

PRE/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top