Quaresma: Papa passa primeiro aniversário de pontificado em retiro espiritual

Francisco e os seus diretos colaboradores deixaram o Vaticano, em autocarro, para cinco dias sem compromissos públicos

Cidade do Vaticano, 09 mar 2014 (Ecclesia) – O Papa deslocou-se hoje, em autocarro, para Albano Laziale, localidade dos arredores da capital italiana, onde estão decorrer os tradicionais exercícios espirituais da Cúria Romana, até sexta-feira.

Francisco pediu a “recordação na oração” de todos os fiéis presentes esta manhã, na Praça de São Pedro, para a recitação do ângelus, tanto para si como para os seus colaboradores.

Os dias de oração e reflexão em privado, com meditações do padre Angelo De Donatis, do clero de Roma,têm lugar na Casa do ‘Divino Mestre’, cerca de 30 km a sudeste de Roma, em vez de acontecerem, como habitualmente, no Vaticano.

Os exercícios espirituais vão concluir-se após a meditação matinal do dia 14, às 10h30, com o regresso ao Vaticano.

O Papa explicou ao jornal ‘Corriere della Sera’, em entrevista publicada na quarta-feira, que a intenção foi oferecer cinco dias de silêncio e meditação, sem qualquer atividade laboral.

“Todos têm direito passar a cinco dias em silêncio e meditação, enquanto até agora, na Cúria, se ouviam três meditações diárias e depois alguns continuavam a trabalhar”, disse.

O retiro quaresmal tem como tema ‘A purificação do coração’; durante este período são suspensos os compromissos públicos, incluindo a audiência semanal das quartas-feiras.

A prática dos exercícios espirituais para o Papa e a Cúria Romana teve início em 1925 com Pio XI; Paulo VI transferiu-os em 1964 para o tempo quaresmal.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top