“Retiro Popular”, “24 horas para o Senhor” e Peregrinação Diocesana a Fátima são propostas do cardeal D. António Marto para o tempo de preparação para a Páscoa

Leiria, 22 fev 2020 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima afirma na Mensagem para a Quaresma que quer valorizar o “protagonismo dos jovens” e convoca os diocesanos para ajudar a Diocese de Tete, em Moçambique, um território superior ao de Portugal.

O cardeal D. António Marto indica que a coleta diocesana da Quaresma será canalizada para a região moçambicana onde é bispo D. Diamantino Antunes, natural de Albergaria dos Doze.

“A diocese tem uma superfície de 100.724km2, maior que Portugal, com uma população de 3.764.169 habitantes, dos quais só 23% são católicos. É uma diocese pobre, carente de recursos humanos e materiais para a obra de evangelização. Demos, pois, um testemunho forte de generosidade na partilha!”, afirma o bispo de Leiria-Fátima.

Na Mensagem para a Quaresma, o cardeal D. António Marto lembra que o ano pastoral em curso é dedicado aos jovens na Diocese de Leiria-Fátima e indica aos diocesanos que “será bom reforçar os laços com eles, reconhecendo e solicitando o seu protagonismo na caminhada quaresmal”.

“Podemos pedir-lhes que nos proponham viver um aspeto da quaresma. Se eles animam um tempo de oração, estejamos presentes; se organizam uma ação de partilha, apoiemo-los”, afirma.

D. António Marto refere-se também a alguns acontecimentos que vão marcar esta Quaresma, nomeadamente a Peregrinação Diocesana a Fátima, no quinto domingo, a 29 de março, convidando “de modo particular” os jovens a participarem.

“Em consonância com o programa pastoral, peregrinaremos sob o lema ‘Ao encontro de Cristo com Maria e Jacinta Marto’, assinala.

O cardeal D. António Marto refere que o tempo da Quaresma é “caraterizado pela oração mais intensa”, capaz de “criar maior abertura e disponibilidade à conversão”, e pela “leitura orante da Palavra de Deus”

“Para a prática da oração, além de outras formas ao gosto de cada um e das famílias,  propomos e recomendamos novamente a todo o povo de Deus o retiro popular, segundo o método da leitura orante da Palavra de Deus, com o opúsculo ‘Chamados e enviados pelo Senhor’”, sugere.

O bispo de Leiria-Fátima recomenda ainda a participação na iniciativa “24 horas para o Senhor”, a concretizar nos dias 20 e 21 de março.

“Aproveitemos esta oportunidade para organizar momentos de oração e adoração eucarística e para celebrar o sacramento da Reconciliação”, afirma.

O cardeal D. António Marto termina a sua mensagem desejando “a todos os diocesanos desejo uma santa e alegre Quaresma a caminho da Páscoa!”.

PR

Partilhar:
Share