Quaresma: Bispo de Leiria-Fátima propõe retiro às famílias

Objetivo é ajudá-las a redescobrir o quão «preciosa e indispensável» é a sua missão

Leiria, 11 fev 2014 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima propõe às famílias nesta Quaresma um período de retiro como forma de “alimentar a espiritualidade, condição essencial para desempenharem com coragem e fidelidade a sua missão” no mundo.

No guião da atividade, em destaque no jornal diocesano “Presente”, D. António Marto salienta que “a escuta, meditação e acolhimento da Palavra revitaliza o coração e torna as pessoas mais capazes de acolher o dom da família” e de desempenharem o seu papel “no Mundo e na Igreja”.

O prelado convida os cristãos a “redescobrirem e reconhecerem como e quanto é bom, belo e feliz formar uma família segundo o desígnio de Deus”, e ao mesmo tempo “como e quanto esta dimensão é preciosa e indispensável para a vida das pessoas, da sociedade, da Igreja e para o futuro da humanidade”.

No total, o retiro proposto apresenta seis temáticas, que devem ser refletidas em família durante o tempo de preparação para a Páscoa:

A família como espaço de “transmissão da vida e educação dos filhos”; como “fermento de sociedade”, como “primeira Igreja” e “espaço de partilha da fé; como “escola de valores” e “escola de amor e serviço”.

Este projeto é aberto a todas as pessoas, “mesmo as menos praticantes, pois poderá ser uma ajuda para o seu crescimento e fortalecimento, até do ponto de vista humano e social”, refere o jornal diocesano.

O guião está disponível em formato texto ou PDF, de forma gratuita, ou quem quiser poderá adquiri-lo por 1 euro na loja da Gráfica de Leiria, junto à Sé, ou solicitá-lo diretamente ao seu pároco.

LMF/Presente/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top