Sandra Costa Saldanha destacou «atualidade» e «relevância» que contributos oferecem aos leitores
Lisboa, 22 fev 2022 (Ecclesia) – A diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI) apresentou esta segunda-feira o primeiro número da Revista ‘Invenire’, no Museu Machado Castro, em Coimbra, uma nova série que surge com outro formato.
“Destaca-se uma grande variedade de conteúdos, naturalmente, abrangendo várias dioceses portuguesas com artigos em campos tão variados quanto a iconografia, a análise de casos de estudos de obras existentes em vários locais”, disse Sandra Costa Saldanha, em declarações à Agência ECCLESIA.
A diretora do SNBCI, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), destacou ainda do primeiro número da segunda série artigos vocacionados para “questões muito importantes, como o vocabulário ou a linguagem associada à arquitetura cristã”.
Segundo esta responsável, o período de paragem causado pela pandemia de Covid-19 “foi uma oportunidade para refletir e repensar” o que era o “formato e modelo” da ‘Invenire’.
“Esta segunda série pretende sobretudo vocacionar a revista para conteúdos um pouco mais densos e desenvolvidos sob o ponto de vista da investigação, e trazer contributos mais sólidos naquilo que diz respeito à investigação que se desenvolve em torno dos Bens Culturais da Igreja”, desenvolveu.
Sandra Costa Saldanha observou que a Igreja Católica possui “múltiplas ferramentas e instrumentos de comunicação”, com outros tipos de conteúdos e destinatários, e consideraram que era uma “boa aposta requalificar e melhorar também a solidez dos conteúdos”.
Neste contexto, a diretora do SNBCI explicou que a revista tem um novo formato, “passa a ter uma dimensão maior”, e nos próprios conteúdos, apostando, cada vez mais, “nas áreas da iconografia, da leitura, da interpretação da imagem cristã” e, sobretudo, apresentando contributos “muito interessantes e relevantes de especialistas”.
A mais recente edição da revista ‘Invenire’ foi apresentada na ação capacitação ‘Paths Fidei’ (Caminhos da Fé) para agentes turísticos sobre ‘Iconografia Mariana e de Santiago’, promovida pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, com o Turismo de Portugal, esta segunda e terça-feira, em Coimbra.
“Retomamos com esta ação de formação as atividades presenciais que são muito importantes na atividade dos Bens Culturais da Igreja”, salientou Sandra Costa Saldanha,
CB/OC