Porto, 15 dez 2021 (Ecclesia) – A Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN Portugal) comemora o seu aniversário com o lançamento esta quinta-feira da publicação ‘30 anos, 30 nomes’, alusiva ao trabalho desenvolvido em três décadas de luta contra a pobreza e a exclusão social.
Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que o livro que visa comemorar o 30º aniversário da EAPN Portugal é apresentado hoje às 11h00, na sala António Cálem, no Palácio da Bolsa, no Porto.
A apresentação vai estar a cargo dos professores Maria de Lurdes Fernandes e Sobrinho Simões e o livro resulta da compilação de textos escritos por 30 pessoas que, “de alguma forma participaram e/ou participam na vida da EAPN Portugal, contribuindo para a sua construção, crescimento e consolidação”.
Na publicação existem testemunhos de diferentes pessoas da área política, da academia, da equipa técnica, entre outras, “nomeadamente o Carlos Farinha Rodrigues, Pedro Hespanha, Catarina Marcelino, José António Vieira da Silva e, ainda, parceiros diversos, como é o caso do Montepio, por exemplo” diz Sandra Araújo, diretora executiva desta ONGD.
Na nota introdutória, assinada pela própria, pode, ainda, ler-se que “tudo o que alcançámos só foi possível porque tivemos condições para o fazer, nomeadamente, direções comprometidas que nos incentivaram e nos deram autonomia para criar e experimentar metodologias inovadoras no combate à pobreza”.
A European Anti Poverty Network é a “maior rede europeia de redes nacionais, regionais e locais de organizações não-governamentais, bem como de organizações europeias “ativas na luta contra a pobreza”, atuando em 31 países; Foi fundada em 1990, em Bruxelas, e a EAPN Portugal foi criada a 17 de dezembro de 1991.
LFS