Cidade do Vaticano, 20 fev 2013 (Ecclesia) – O Serviço de Informação do Vaticano revelou hoje que 14 textos de Joseph Ratzinger publicados na revista “Communio” antes de ser eleito Papa vão ser reunidos em volume.

Os artigos editados entre 1972 e 2005 na revista de que foi cofundador reaparecem agora no volume “Joseph Ratzinger in Communio, Anthropology and Culture” (Joseph Ratzinger na Communio, Antropologia e Cultura), da editora norte-americana W. B. Eerdmans Publishing Company.

O ser humano entre reprodução e criação, Jesus Cristo hoje, significado do domingo, esperança, segurança tecnológica entendida como problema de ética social e Deus na obra ‘Atravessar o limiar da esperança’, de João Paulo II, são alguns dos temas de teor antropológico presentes nos textos.

Em 2010 a editora publicou a obra “Joseph Ratzinger in Communio. The Unity of the Church” (Joseph Ratzinger na Communio. A Unidade da Igreja), primeiro volume com artigos do Papa publicados na revista.

De acordo com um dos responsáveis da revista, David Schindler, o objetivo do projeto é tornar a apresentar todos os artigos de Joseph Ratzinger publicados na edição norte-americana da “Communio” desde 1974, ano da sua fundação.

De acordo com a mesma fonte os textos serão agrupados em três categorias: Igreja, antropologia e renovação teológica.

A “Communio” é uma revista internacional trimestral de teologia e cultura criada em 1972 por Hans Urs von Balthasar, Henri de Lubac e Joseph Ratzinger, entre outros, e que desde 1984 é também publicada em Portugal.

RJM

Partilhar:
Share