Publicações: Nova edição do «Sermão de Santo António aos Peixes»

Lisboa, 07 jul 2020 (ECCLESIA) – A Editora «Guerra e Paz» faz chegar hoje às livrarias portuguesas uma nova edição do ‘Sermão de Santo António aos Peixes’, em defesa do “rigor histórico e do património universal” que a figura do Padre António Vieira representa.

Um texto “extraordinário” de “defesa dos índios e de contestação dos colonos”, uma forma da editora se associar “ao debate plural e à necessidade de preservar o património histórico e literário de uma figura, o Padre António Vieira, a quem José Saramago louvou o uso sublime da língua portuguesa”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Quando “vozes investidas de uma ideologia ligeira e parcial querem afogar Vieira num ideológico revisionismo histórico”, o livro é a “melhor prova do seu papel pioneiro nas relações entre as culturas e na defesa da universal dignidade humana”.

Um livro “para ler com urgência contra os novos autoritarismos”, lê-se na nota da Editora «Guerra e Paz».

Nascido a 6 de fevereiro de 1608, em Lisboa, António Vieira partiu com a família para o Brasil aos seis anos de idade; como religioso jesuíta foi missionário e diplomata, ficando conhecido pelas denúncias da desumanidade com que os colonos tratavam indígenas e escravos.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top