Lisboa, 24 fev 2017 (Ecclesia) – A Revista Internacional Católica ‘Communio’ dedica o seu mais recente número ao tema ‘Nome, reino, vontade de Deus’, dando continuidade à série temática sobre a ‘Oração do Senhor’.

“A nossa atenção incide agora sobre as três primeiras petições que dizem respeito ao próprio Deus: Santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade”, informam os responsáveis pela publicação na apresentação.

Uma curiosidade desta edição 2016 é um poema inédito de 1916, de Afonso Lopes Vieira [1878-1946], intitulado ‘Padre Nosso’: “Deus, à noitinha, que é quando/ as crianças lhe vão rezar,/ sorrindo fica escutando/ as preces que sobem no ar.”

O primeiro artigo é de João Alberto Correia, sacerdote da Arquidiocese de Braga, que começa por fazer análise bíblica sobre ‘As três primeiras petições do Pai Nosso’.

A primeira petição – “Santificado seja o vosso nome” – é da responsabilidade do sacerdote doutorado em Teologia Bíblica Armindo Vaz, da Ordem dos Carmelitas Descalços, que lembra a associação bíblica do “Nome de Deus e da Santidade do Deus” comprometido com o povo de Israel.

Em ‘Jesus e o reino’ é analisada a forma como a invocação “venha a nós o vosso reino” é entendida desde os primeiros séculos da Igreja num artigo do jesuíta francês Michel Fédou, traduzido por Alberto Júlio Silva.

O sacerdote franciscano Isidro Lamelas escreveu na revista ‘Communio’ um texto sobre ‘o Pai Nosso comentado pelos Padres da Igreja – súplicas da primeira parte’ e o sacerdote francês Jean-Robert Armogathe percorre ‘as leituras espirituais dos três primeiros pedidos’ do Pai Nosso.

Por sua vez, o cofundador da edição francófona da Communio’ o leigo Jean Duchesne apresenta um artigo intitulado ‘Da submissão ao dom libertador de si’, enquanto Julia Knop, professora de Teologia Dogmática alemã, em ‘Liberdade – Apreensão – Providência. A vontade de Deus entre o céu e a terra’ dedica-se ao significado de “faça-se a vossa vontade” segundo a doutrina da providência.

A revista internacional católica “continua a acompanhar” o beato Charles de Foucauld e apresenta do religioso francês ‘Meditação sobre o Pai Nosso II’.

Entre outros artigos, o mais recente número da ‘Communio’ sobre ‘Nome, reino, vontade de Deus’ encerra com a secção ‘Perspectivas’ e três contributos em diferentes áreas sobre ambiente, no contexto da Encíclica do Papa Francisco ‘Laudato Si’, o “corpo” a partir da antropologia teológica e ainda a poesia e espiritualidade em Vitorino Nemésio.

CB

Partilhar:
Share