Publicações: Mistérios da Semana Santa em Idanha

Lisboa, 28 mar 2012 (Ecclesia) – A obra «Mistérios da Semana Santa em Idanha» da autoria de António Catana e com fotografias Hélder Ferreira vai ser hoje lançada no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa.

Com prefácio de D. Manuel Clemente, bispo do Porto, o livro foi desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos “possibilitando o acompanhamento das festividades da Semana Santa no Concelho de Idanha” (Diocese de Portalegre-Castelo Branco), realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A obra retrata a riqueza das encenações, de uma “enorme originalidade em termos mundiais, que se diferenciam de freguesia para freguesia”, todas elas “únicas e de grande beleza”, apresentando-se num “ambiente não só de fé mas também com influências de rituais pagãos, judaicos ou mesmo templários”.

Este projeto da Associação para a promoção, gestão e desenvolvimento do turismo cultural português (Progestur) em colaboração com outras entidades na sua primeira fase (2012) consiste na elaboração do livro homónimo, com apresentações em Lisboa, Idanha, Porto e Zamora (Espanha) e realização de uma exposição itinerante

“Mais tarde visa uma candidatura à Lista da Unesco para a Salvaguarda do Património Imaterial da Humanidade”, acrescenta.

No prefácio do livro, D. Manuel Clemente escreve que a obra “traz muito mais do que um catálogo de costumes bem guardados”.

“Traz-nos sobretudo o lastro duma tradição viva de Páscoa continuada. E é com esta que, na Idanha e além dela, nos demonstramos como povo de futuro”, sublinha o bispo do Porto.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top