Publicações: Editorial Cáritas aposta na edição de biografias e livros de formação teológica e técnica

Objetivo é colmatar as falhas na publicação de obras da área sociocaritativa

Lisboa, 05 fev 2014 (Ecclesia) – O responsável pela Editorial Cáritas, Lages Raposo revelou em entrevista à Agência ECCLESIA que as obras editadas pela instituição centram-se nas biografias e nos livros de formação teológica e técnica.

“Estamos a seguir três linhas de respostas: a da teologia, editando livros que são utilizados na universidade e na formação de grau superior; a segunda linha é a das personalidades porque há uma história por trás e é importante retomar a vida de pessoas que foram importantes e a terceira linha são livros dedicados a questões técnicas”, disse Lages Raposo.

Os livros pretendem assim “responder às necessidades que existem no âmbito de toda a atividade sócio caritativa da Igreja Católica em Portugal”.

O responsável pela Editorial Cáritas dá como exemplo de algumas biografias relevantes a que fala sobre o padre António de Oliveira, antigo diretor do reformatório de Caxias, “um homem com ideias marcantes, que na altura teve uma grande relevância, sendo responsável pela legislação de proteção de menores”.

No capítulo teológico destaque para o autor de vários livros sobre teologia moral, o italiano Sergio Bastianel, que a Editorial Cáritas edita regularmente em Portugal.

“São livros do mais avançado que há atualmente na Igreja em termos de investigação na área da teologia moral”, sublinhou em declarações à Agência ECCLESIA, Lages Raposo.

Na linha dos livros mais dedicados a técnicas específicas da atividade sociocaritativa, a Editorial Cáritas destaca uma obra dedicada à gerontologia, “um livro introdutório do professor Ernesto Candeias que se tem dedicado à animação sociocultural dos idosos”.

Todos as edições são feitas “em parceria com alguma instituição, como por exemplo a biografia sobre Frederico Ozanam feita em conjunto com a Sociedade São Vicente de Paulo ou outros de formação feitos em conjunto com a faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa”, explicou Lages Raposo.

Com o mercado da edição “em crise”, as editoras estão a “viver dificuldades” e por isso a intenção da Editorial Cáritas é “ter livros de pequena tiragem que são necessários para grupos específicos” não competindo assim com o “mercado que hoje exige tiragens altas e distribuições que são muito honrosas”, disse o responsável pela Editorial Cáritas.

“O trabalho da Cáritas fica mais consolidado com a edição destas várias obras porque todos os livros são depois motivo para debate e reflexão sendo que até agora já foram feitas 23 sessões de formação e debate, com cerca de 2500 assistentes em todo o país”.

“A nossa intenção é publicarmos 8 livros por ano porque o importante é chegar às pessoas, não apenas publicar livros”, conclui o responsável, adiantando que para 2014  “está programado um livro sobre desemprego de longa duração, outro de teologia moral e mais um sobre Frederico Ozanam”.

Os livros editados pela Cáritas são distribuídos pela Paulus Editora estando também disponíveis na livraria virtual no portal da Cáritas Portuguesa.

PR/MD

 [[v,d,,]]

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top