Fátima, 30 set 2022 (Ecclesia) – O livro ‘Reaviva o dom que há em ti – O ministério ordenado nas Cartas a Timóteo e Tito‘, do padre Joaquim Domingos Areais, é apresentado hoje, pelas 21h30, no Fórum da Maia.

“O tempo das cartas pastorais corresponde a um tempo de desilusões, em que surgem os primeiros cansaços, os desvios, as fugas, a multiplicação de doutrinas, de sectarismos e divisões”, lê-se na sinopse do livro, enviada hoje à Agência ECCLESIA, pelo Secretariado Nacional de Liturgia (SNL).

O presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade explica que se nota que “a evangelização não caminhou tão rapidamente como se pensava” e é o momento da crise, “necessária e providencial para reanimar, reavivar, alentar e reestruturar os ministérios presentes na Igreja”.

“As nove páginas de bibliografia clássica e atualizada sobre as Pastorais, que o autor, Padre Domingos apresenta em diversas línguas: português, castelhano, francês, italiano, alemão e inglês; revelam a abrangência do tema muito pertinente e atual, visto a partir de uma perspetiva eminentemente bíblica e teológica”, assinala D. José Cordeiro, arcebispo de Braga.

O Secretariado Nacional de Liturgia informa que o livro ‘Reaviva o dom que há em ti – O ministério ordenado nas Cartas a Timóteo e Tito‘ vai ser apresentado pelo padre Nuno Santos, reitor do Seminário Maior da Diocese de Coimbra, e pelo padre Augusto Silva, vigário da Maia (Diocese do Porto), numa sessão moderadora pela psicóloga Raquel Freitas, presidente da freguesia maiata de São Pedro Fins, no pequeno auditório do Fórum Maia.

O padre Domingos Areais, da Diocese do Porto, é pároco de Folgosa e São Pedro Fins, no concelho da Maia; defendeu a tese de doutoramento na especialidade de Teologia Bíblica sobre Jo16,16-33, em 2020, na Faculdade de Teologia da UCP.

O sacerdote nasceu a 30 de agosto de 1966, na freguesia de São Pedro Fins, no concelho da Maia, distrito do Porto; foi prefeito no Seminário do Bom Pastor e professor no Colégio de Ermesinde, pároco de Arrifana e Romariz (Feira), missionário Fidei Donum nas paróquias de Ibaraki e Takatsuki, na Diocese de Osaca (Japão).

CB

 

Portugal: Comissão lança nova tradução das Cartas Pastorais de São Paulo

Partilhar:
Share