Relatório vai ser divulgado publicamente em janeiro de 2023

Pedro Strecht e D. José Ornelas
Foto: Lusa

Lisboa, 13 set 2022 (Ecclesia) – A Comissão Independente (CI) para o Estudo de Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal esteve reunida esta segunda-feira com o Conselho Permanente da CEP, em Fátima.

A Conferência Episcopal Portuguesa informou hoje, em comunicado que membros da CI e do Grupo de Investigação Histórica sobre os arquivos das dioceses e das congregações religiosas participaram na reunião mensal do organismo episcopal para informar sobre “o estado atual do processo de estudo sobre os abusos”.

A nota, enviada à Agência ECCLESIA, adianta que “a Comissão Independente concluirá o relatório deste estudo em finais de dezembro, prevendo-se a sua divulgação pública para meados de janeiro de 2023”.

Em junho, o presidente da CEP precisou que o acesso aos arquivos no caso de abuso de menores quer ajudar a encontrar “luz e formas de minorar e solucionar”.

“Não é para colocar tudo em praça pública, porque isto não é modo de fazer justiça, porque vamos criar outras injustiças, para defender as vítimas ou hipotéticos perturbadores, o que queremos é que se faça justiça, esclareça e fazer luz sobre isto, não queremos arquivos para guardar problemas, mas encontrar neles luz e forma para minorar ou solucionar”, precisou D. José Ornelas.

OC

Na sua reunião mensal de setembro, o Conselho Permanente “tomou conhecimento de alguns encontros em que a CEP participou a nível europeu, nomeadamente sobre o processo sinodal na Europa e a situação de guerra na Ucrânia, e programou presenças em próximos acontecimentos internacionais”.

O comunicado final deixa um “convite à oração pela paz na Ucrânia no próximo dia 14 de setembro, Festa da Exaltação da Cruz, apelo lançado pelo CCEE (Conselho das Conferências Episcopais da Europa) a todas as comunidades, dioceses e conferências episcopais”.

Proteção de menores: Santa Sé confirmou e vai continuar a acompanhar o caminho que está a ser feito pela Conferência Episcopal

 

 

Partilhar:
Share