Prémios Kerygma da Música Católica distinguem Pe. João Paulo Vaz

Anunciado o vencedor na categoria de melhor Canção 2009

O Pe. João Paulo Vaz é o vencedor na categoria de “Canção 2009” dos prémios Kerygma da Música Católica, com o tema “Um pedaço desse céu”.

O sacerdote da Diocese de Coimbra foi um dos entrevistados pelo programa da Igreja Católica na Antena 1, que divulga as músicas e os músicos nomeados entre os dias 5 e 9 de Abril.

João Paulo Vaz nasceu no dia 24 de Janeiro de 1970, em Coimbra, embora as suas origens o remetam para Semide, Miranda do Corvo. Dá entrada no Seminário de Aveiro em 1985.

No ano de 1986, surgem as primeiras composições musicais, manifestando-se, de imediato, a opção pela autoria aos dois níveis: letra e música.

Em 1987, no Seminário Maior de Coimbra, que começam a surgir, com mais regularidade, intensidade e quantidade, as composições que marcaram o seu percurso musical. Muitas das canções hoje usadas pelo autor e publicadas são desse tempo de Seminário Maior, que vai de Outubro de 1987 a Julho de 2004.

Em Março de 1995, é ordenado sacerdote e nomeado Coordenador da Animação Religiosa do Colégio de São Teotónio, onde ficaria a leccionar também.

No mês de Janeiro de 1996, é nomeado Assistente Espiritual do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil.

Em Novembro de 2000, recebe a responsabilidade da Assistência Regional do Corpo Nacional de Escutas na Região de Coimbra. Completa este conjunto de trabalhos pastorais a nomeação como Pároco de Outil, em Novembro de 2002 e de Portunhos e Bom Sucesso em 2007.

Como se percebe facilmente, o ambiente pastoral em que passa todos estes anos de sacerdócio é o juvenil e o da formação humana e espiritual dos mais jovens.

Neste sentido, as suas músicas orientam-se, na sua totalidade, para a auto-validação da pessoa humana, a capacidade de amar essencial à vida, a relação com os outros, a relação com Deus, o sentido da santidade e da perfeição.

É assim que, ainda hoje, continua a compor, numa clara opção por pôr a render os seus talentos musicais ao serviço da promoção da pessoa humana e da evangelização.

São mais de 200 as suas composições, que deixam perceber também o seu percurso de crescimento pessoal e interior, em claras fases distintas, ao longo destes quase 20 anos.

Na Sexta-feira, os entrevistados no programa da Igreja Católica na Antena 1 serão os membros da Banda Jota, que com o seu 2º trabalho discográfico “Obrigatório Ser” foi premiada nas categorias “Álbum 2009” e “Artista 2009”.

Entretanto, decorre entre 8 a 15 de Abril a votação para o “Prémio Evangelização” – através do Portal Cristo Jovem (www.cristojovem.com) -, o qual visa “confirmar o artista ou grupo que nesse ano mais tocou as pessoas com o seu desempenho e testemunho nos concertos de evangelização ao vivo”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top