Decisão anunciada após reunião de Conselho de Ministros

Foto Agência ECCLESIA/MC, Vera Jardim, presidente da Comissão de Liberdade Religiosa

Lisboa, 31 jan 2020 (Ecclesia) – O Conselho de Ministros renovou esta quinta-feira a designação de José Eduardo Vera Cruz Jardim como presidente da Comissão da Liberdade Religiosa (CLR), órgão consultivo da Assembleia da República e do Governo.

O responsável, antigo ministro da Justiça, ocupa o cargo desde setembro de 2016; está diretamente ligado à redação e promulgação da Lei da Liberdade Religiosa, de 2001.

Ao longo da sua carreira, o advogado e político desempenhou entre outras funções, o cargo de ministro da Justiça e secretário de Estado do Comércio Externo e Turismo.

Em entrevista transmitida a 1 de janeiro, o presidente da CLR manifestou à Agência ECCLESIA a sua preocupação com os atentados à liberdade de culto e de consciência, a nível global.

“Há, hoje em dia, em variadíssimas partes do mundo, uma perseguição religiosa grave, que atenta contra o princípio da liberdade religiosa e atenta contra a liberdade de consciência, de culto”, referiu o responsável, em entrevista a respeito do Dia Mundial da Paz.

O responsável saudou o ambiente de “boa colaboração” dentro da CLR, ao longo de 2019, ano em que foi aprovada a Resolução da Assembleia da República nº 86-A/2019, que instituiu o 22 de junho como Dia Nacional da Liberdade Religiosa e do Diálogo Inter-Religioso.

OC

Partilhar:
Share