Lisboa, 15 jun 2020 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Igreja Católica em Portugal, informa que os livros ‘A arte de presidir à liturgia’ e ‘Tradição Apostólica’ são duas novas propostas que já tem disponível no seu catálogo.
Na nota enviada à Agência ECCLESIA, o secretariado da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade explica que ‘A arte de presidir à liturgia’, do padre Louis-Maria Chauvet, com 48 páginas e ‘Tradição Apostólica’, de Hipólito de Roma, com 80 páginas fazem parte da coleção Exsultet.
Segundo o SNL, no livro ‘A arte de presidir à liturgia’, o autor convida o leitor a “clarificar dois tipos de preocupação dos tempos atuais”, o primeiro é “de ordem imediatamente teológica” e o segundo “mais pastoral”.
“O pensamento do Padre Louis-Marie Chauvet representa a voz mais significativa do panorama contemporâneo no campo da reflexão sobre a sacramentalidade”, escreve D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda e presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, na apresentação.
Com a publicação de ‘Tradição Apostólica’, o Secretariado Nacional de Liturgia, “deseja facilitar o estudo das fontes litúrgicas” para uma maior compreensão do espírito da Liturgia para “uma melhor celebração do Mistério, hoje”.
“Até há pouco tempo, era tido como o documento modelo, não só o mais antigo, mas o mais original da Liturgia romana. Alguns estudos recentes colocaram em dúvida estas afirmações, bem como a presumida atribuição a Hipólito de Roma e, situaram o referido documento na dimensão do complexo conjunto das coleções litúrgico-canónicas de origem oriental e, posteriormente, acolhido no Ocidente”, explica D. José Cordeiro, presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, na apresentação do livro de Hipólito de Roma “datado cerca do ano 215”.
As duas novidades editoriais do Secretariado Nacional da Liturgia, da Igreja Católica em Portugal, podem ser consultadas no seu sítio online.
CB