Igreja/Portugal: Presidente da República e ministra da Cultura felicitaram D. José Tolentino Mendonça

Cardeal foi distinguido com o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva

Foto Arlindo Homem/AE, Dia de Portugal 2020

Lisboa,  15 jun 2020 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa e a ministra da Cultura felicitaram D. Tolentino Mendonça pela distinção com o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural, anunciada no último sábado.

“Felicito José Tolentino de Mendonça pela atribuição do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural. Como bem sabemos, e ainda há dias comprovamos, os seus poemas, ensaios, crónicas e intervenções públicas constituem um notável testemunho de sabedoria, tolerância e compaixão, virtudes urgentes nos dias de hoje”, escreve Marcelo Rebelo de Sousa, numa mensagem publicada na página da Presidência da República.

O chefe de Estado aludia à intervenção do cardeal português nas comemorações do último 10 de Junho, celebrado de forma simbólica no Mosteiro dos Jerónimos.

A mensagem destaca ainda a forma como D. José Tolentino Mendonça tem exercido funções “na universidade, na Igreja ou no Arquivo Apostólico do Vaticano, promovendo o diálogo entre a cultura ancestral e a modernidade, entre o património e a inquietação, entre a subjetividade e a atenção ao outro”.

Já a ministra Graça Fonseca refere que este prémio “homenageia figuras ímpares da cultura europeia que, à imagem de Helena Vaz da Silva, compreendem a importância da preservação do património cultural”.

“Permite-nos, assim, homenagear este ano o trabalho de José Tolentino de Mendonça, que da poesia ao ensaio, do ensino ao seu trabalho como arquivista do Arquivo Apostólico do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana, tem prestado um contributo fundamental à cultura portuguesa”, acrescenta a nota de imprensa.

Graça Fonseca destaca a intervenção do 10 de Junho “é exemplo de uma obra em que a poesia é presença permanente, mesmo quando não recorre aos versos, e num trabalho que a partir da língua une tempos e espaços, culturas e identidades, Portugal ao mundo, e nós, uns aos outros”.

Os membros do júri do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural manifestaram-se “impressionados com a capacidade que Tolentino Mendonça demonstra ao divulgar a beleza e a poesia como parte do património cultural intangível da Europa e do mundo”.

OC

Cultura: Cardeal D. José Tolentino Mendonça distinguido com Prémio Europeu Helena Vaz da Silva

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top