Fátima, 07 nov 2022 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Liturgia (SNL), da Igreja Católica em Portugal, publicou o ‘Livro do Admonitor – Liturgia da Palavra – Ano A’, da autoria do padre Mário Sousa, biblista e sacerdote da Diocese do Algarve.
“As admonições às leituras que nele se propõem surgem do desejo de ajudar a assembleia dominical a aproximar-se do texto com uma moldura significativa, que a predisponha à sua compreensão literária. Esta é ponto de partida da peregrinação que, sob a condução do Espírito, o texto proclamado realiza até ao santuário interior de cada um dos crentes, onde se torna verdadeiramente Palavra da salvação”, explica o padre Mário Sousa, na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA pelo SNL.
O presidente da Comissão da Liturgia e Espiritualidade, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) indica que as propostas para as admonições, antes de se proclamarem as leituras, presentes no ‘Livro do Admonitor – Liturgia da Palavra – Ano A’ vão ajudar “a assembleia reunida a escutar melhor a Palavra de Deus, estimulando o espírito de fé e de participação ativa, consciente e frutuosa” na celebração litúrgica.
D. José Cordeiro, arcebispo de Braga, explica que na Liturgia da Igreja chama-se, monição ou admonição, “às palavras que se dirigem, não a Deus, mas à assembleia celebrante”, e lembra que o serviço de monitor “é um ministério litúrgico muito antigo, que o diácono assumia normalmente”, atuando de intermediário entre o presidente e a comunidade
O padre Mário Sousa assinala que “por muito belo e significativo que seja um texto” quando se retira o contexto “corta-se-lhe também parte da compreensibilidade, podendo inclusivamente induzir o leitor em erro”, no sentido de o conduzir a conclusões que “não estavam presentes na intenção do autor”.
“Isto torna-se particularmente importante no que respeita aos textos bíblicos. A Palavra de Deus que eles guardam, embora tenha uma natureza intemporal, foi dirigida pelo Senhor em contextos históricos ou comunitários muito específicos”, acrescenta o sacerdote biblista, que é o coordenador da Comissão da Tradução da Bíblia da CEP.
O presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, com o Secretariado Nacional de Liturgia, agradece ao padre Mário Sousa “o belo contributo bíblico e litúrgico” presente no ‘Livro do Admonitor’, monições simples, fiéis ao texto, breves, “preparadas com diligência e adaptadas de forma variada ao texto que devem introduzir”.
CB