Portugal: Nova Evangelização é essencial para reforçar carácter apostólico da Igreja

Padre Abílio Ribeiro, missionário claretiano, realça a necessidade de ir ao encontro dos que estão hoje na «periferia» da sociedade

Lisboa, 01 fev 2013 (Eccleisa) – O padre Abílio Pina Ribeiro, da Congregação dos Missionários Claretianos, considera a nova evangelização um projeto essencial não só para reforçar a fé dos fiéis mas também para revitalizar o carácter apostólico da Igreja.

Em entrevista publicada na edição mais recente do Semanário ECCLESIA, o sacerdote sublinha a necessidade dos religiosos e consagrados retomarem com vigor o anúncio da Palavra de Deus e o trabalho junto dos mais pobres e necessitados, dos que estão hoje na “periferia” da sociedade.

Na opinião do missionário, tal como há centenas de anos atrás, no início do processo de evangelização, o mundo precisa de um testemunho “inteligível e claro”, mas falta “ousadia” para o realizar.

Apesar do esforço de “renovação” que está a ser feito no âmbito da vida consagrada, a meta ainda está “muito longe” de ser atingida, aponta o padre Abílio.

Quanto à crise de vocações que atinge a vida consagrada, o missionário claretiano realça que quanto mais a Igreja souber constituir “famílias empenhadas e comunidades cristãs que vivam e saboreiam o cristianismo”, mais a “semente” de Deus florescerá no coração dos jovens.

A Igreja Católica em Portugal assinala este sábado o Dia do Consagrado, iniciativa que coincide com a festa litúrgica da Apresentação do Senhor.

LS/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top