Aveiro: Diocese perdeu um terço dos padres em dez anos, revela bispo

Prelado diz que vai ser «consequente» quanto às propostas apresentadas pelos participantes nas Jornadas de Formação do Clero

Albergaria-a-Velha, Aveiro, 01 fev 2013 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro perdeu um terço dos seus padres na última década, revelou esta quinta-feira o bispo local, na conclusão das Jornadas de Formação do Clero que decorreram em Albergaria-a-Velha.

“Éramos 115 há dez anos atrás, somos 77 agora”, afirmou D. António Francisco dos Santos, que pediu aos padres e diáconos para se comprometerem no aumento do número de candidatos ao sacerdócio, refere uma nota do Gabinete de Imprensa diocesano enviada à Agência ECCLESIA.

“Ninguém nos substituirá nesta missão da pastoral vocacional”, frisou o prelado ao encerrar o encontro dedicado ao tema ‘Da Missão Jubilar à Igreja que queremos ser’.

O clero da diocese debateu desde segunda-feira questões como a reforma da cúria, a reorganização territorial, a distribuição do clero e a iniciação cristã, correspondente aos sacramentos do Batismo, Confirmação (Crisma) e Eucaristia.

“Sem precipitações mas sem demoras, cumpre-me ser consequente quanto às sugestões apresentadas nestes dias”, afirmou D. António Francisco dos Santos.

O prelado frisou que “as estruturas diocesanas são meios e não fins” que devem funcionar “para servir as pessoas” e para que a diocese seja “melhor Igreja”. 

A diocese aveirense assinala até 11 de dezembro os 75 anos da sua restauração com iniciativas espirituais, teológicas e culturais, integradas na denominada ‘Missão Jubilar’.

GICDA/RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top