Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses recebeu o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023

Foto ANMP

Coimbra, 01 fev 2022 (Ecclesia) – A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) recebeu hoje o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, que pediu “ajuda” para o acolhimento dos jovens durante a Jornada, condição para o seu “sucesso”.

Luísa Salgueiro recebeu D. Américo Aguiar em Coimbra, na sede da ANMP, num encontro sobre a Jornada Mundial da Juventude, “um evento de uma dimensão extraordinária, que junta jovens de todo o mundo, só comparável aos maiores eventos desportivos mundiais, pelo que será de importância fundamental para Portugal”, refere um comunicado publicado no sítio da internet da Associação.

D. Américo Aguiar sublinhou a necessidade dos municípios portugueses ajudarem no “acolhimento dos milhares de jovens que chegarão a Portugal nas semanas anteriores à Jornada Mundial da Juventude”.

Luísa Salgueiro disse que o sucesso da jornada depende o envolvimento dos municípios, uma vez que é necessário acolher “tantos milhares de pessoas”.

“Portugal só terá sucesso nesta Jornada se os municípios, mais uma vez, se envolverem, dado que as dioceses, sozinhas, não têm condições para receber tantos milhares de pessoas”, disse a presidente da ANMP, citada no sítio da internet da Associação.

A edição internacional da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa vai decorrer entre 1 e 6 de agosto de 2023.

O anúncio da escolha da capital portuguesa aconteceu a 27 de janeiro de 2019, no Panamá.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

PR

 

 

 

Partilhar:
Share