Cardeal-patriarca de Lisboa vai presidir à Eucaristia, domingo, no Santuário da Nazaré

Nazaré, 24 jan 2020 (Ecclesia) – A localidade da Nazaré (Patriarcado de Lisboa) recebe, a partir de hoje, o primeiro encontro internacional de comunidades devotas de Nossa Senhora da Nazaré, até domingo, dia 26.

Os participantes de vários países de língua portuguesa onde este culto está presente, sobretudo do Brasil, são esperados nesta vila portuguesa para este evento que constitui também um ponto alto no processo de candidatura do Culto de Nossa Senhora da Nazaré – Práticas e Manifestações, a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, bem como a sua inclusão no Inventário Nacional de Património Imaterial, numa iniciativa da Câmara Municipal da Nazaré, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Em relação à UNESCO, a candidatura está “a ser desenvolvida em parceria com o governo do Estado do Pará (Brasil)”, lê-se.

Além de representantes de comunidades portuguesas onde existem festividades ou círios em honra a esta invocação mariana, o encontro contará com uma forte presença de individualidades do Pará (Brasil).

A imagem peregrina brasileira chegou a Lisboa esta quarta-feira e está em exposição no Mosteiro dos Jerónimos, até esta sexta-feira, sendo ali celebrada uma missa especial na manhã deste dia, celebrada pelo cónego José Manuel Ferreira e concelebrada pelos representantes eclesiásticos brasileiros.

Este domingo de manhã, dia 26, o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai presidir a uma Missa, no Santuário da Nazaré.

O culto a Nossa Senhora da Nazaré não é apenas uma das mais antigas tradições marianas portuguesas, também se espalhou pelo mundo de língua portuguesa, implantando-se com particular intensidade no Brasil.

LFS

Partilhar:
Share